Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Justiça determina reintegração de posse da fazenda Chapadão do Zagaia

Edição nº 1626 - 08 de Junho de 2018

A Justiça determinou, nessa quinta-feira 7, a imediata reintegração de posse da Agroflorestal Serra da Canastra, conhecida como fazenda Chapadão do Zagaia, ocupada desde o dia 6 de maio, por integrantes do Movimento de Libertação dos Sem Terra, liderados por Edilson Gomes Nunes, que se encontra preso no presídio local. 

Logo que reocupou a área com um grupo do movimento, Gomes exigiu à empresa que paralisasse a colheita do milho e reivindicou a produção da lavoura, o equivalente a 500 sacas de milho, para compensar os prejuízos na ocupação anterior, o que conforme  o delegado Rafael Jorge, caracterizou como crime de extorsão contra os arrendatários. 

Edilson disse ainda que iriam invadir novamente a sede da fazenda, ocupando barracões, escritório e outras edificações. Destaque-se ainda que, de acordo com o BO lavrado no dia 6 de maio, parte das barracas foram construídas sobre a lavoura de milho que estava sendo colhida.

 Conforme ordem de reintegração de posse, assinada pelo juiz José de Souza Teodoro Pereira Júnior, “o oficial de Justiça poderá valer-se do apoio policial para o cumprimento da desocupação forçada, para o que, pelo que se nota da decisão proferida pela Vara de Conflitos Agrários, já foi requisitado o Comando-Geral da Polícia Militar. 

Edilson continua preso - Edilson Gomes Nunes foi preso no dia 23 de maio e conforme o ET apurou nessa sexta-feira 8, ele continua recolhido no presídio local. Conforme o BO da prisão, Edilson que era foragido da justiça, foi preso quando foi ao quartel solicitar um boletim de ocorrência  de seu interesse. No momento da identificação, a PM identificou mandado de prisão aberto em seu desfavor.