Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Instituto Madiba promove palestra

Edição nº 1618 - 13 de Abril de 2018

O Instituto Madiba recebeu na manhã desta sexta-feira 13, a visita de Marco Antonio Nogueira,   pró-reitor, da Universidade de Uberaba (Uniube), para proferir palestra para aos alunos do cursinho do IOS, do Instituto Madiba e para os estudantes das escolas públicas que cursam o ensino médio. 

De acordo com a diretora administrativa do Instituto, Marise Rezende Cerchi, Marco Antônio já esteve em Sacramento falando aos alunos do IOS e do Instituto Madiba. “A palestra foi tão proveitosa que o convidamos para retornar a Sacramento e poder falar aos demais alunos do 3º ano do Colegial, das escolas públicas Barão e Coronel”, justificou a diretora, falando também da importância de fechar uma parceria com as escolas. “Com o tema, 'O sucesso te chama', uma palestra motivacional, que tem como foco a importância do estudo,  com certeza, vai despertar a reflexão dos alunos”, destacou Marise.

De acordo com a diretora, em 2018, o Instituto Madiba atende 26 alunos, que preencheram todas as vagas, sendo dez alunos no cursinho pré-vestibular e 16 no IOS. “E as expectativas são as melhores. Com certeza será um ano maravilhoso. Implantamos uma nova matéria 'Formação Consciente' que trabalha os valores morais, éticos e que terá muitas palestras durante todo o ano. Acreditamos que vai ajudar muito os nosso s jovens”, finaliza Marise.

 Para Marco Aurélio, presidente do Instituto, atividades como a de hoje, são uma ótima oportunidade de incentivo e motivação para todos. “Ficamos muito felizes por podermos estender um pouco de informação para outros jovens das escolas públicas, porque nosso compromisso não é só com os alunos do Madiba, mas com a sociedade. E esperamos que estejamos contribuindo para a formação de cidadãos atuantes, com uma conscientização política, ambiental e profissional, e aquela vontade de estudar. Enfim, o nosso intuito é alavancar essa garotada”, afirma.

O Pró-reitor Marco Antonio Nogueira, em entrevista ao ET, resumiu a mensagem deixada aos estudantes. “A grande mensagem é que o futuro chega, o novo vem. Esse futuro e o novo significa mudarmos a forma de pensar e esse é o escopo da palestra”, resumiu, afirmando que “existe um termo em  inglês,  'mindset', que significa mentalidade, a forma como pensamos e isso é determinante para o sucesso das pessoas. E este é o grande objetivo aqui: mostrar como podemos mudar nosso mindset, nossa forma de pensar, nossas atitudes para termos futuro e termos no futuro condições de estarmos bem no mercado, bem profissional, física e espiritualmente,  ou seja, mexer com a forma de pensar nas atitudes dos jovens”, explica.

 Marco Antonio é daqueles profissionais que acredita no jovem e confirma: “Eu acredito muito no jovem e digo até como forma de piada, que preciso acreditar, porque são eles que vão pagar minha aposentadoria”, destaca e, assumindo o tom de seriedade, completa: “Eu acredito muito no jovem, mas acredito que eles precisam muito de direcionamento. O jovem hoje é bombardeado por dados, mas não por informações e muitas vezes dados negativos. Eles precisam separar o joio do trigo, a boa informação da não informação, porque isso faz a diferença no mercado de trabalho, ou seja, faz a diferença no futuro”, finalizou.

 

Quem é Marco Antonio

O Pró-reitor Marco Antonio Nogueira se define como uma pessoa voltada para planejamento, pessoa de resultados, pessoa que por onde passou profissionalmente só deixou coisas novas e com resultados. “Sou uma pessoa com uma paciência inquieta, mas principalmente, uma pessoa que acredita no país, porque acredita nas pessoas. Nós temos chances de mudar este país e é pelos jovens que isso tem que passar”.

Natural de Araraquara (SP), graduado em Economia pela UNESP, especializado em Administração pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) e Mestre em Engenharia de Produção pela UFSCAR,  há dois anos está na reitoria da Uniube como Pró-reitor. Mas antes Nogueira  esteve na direção contábil e na gestão financeira, mas passou por várias empresas, enfim teve uma vivência fora da academia, que lhe rendeu uma grande experiência  prática.