A cidade de Franca lidera o ranking de 'Cidade com o melhor Saneamento' entre os 100 maiores municípios do país. Destaque-se que, a cidade lidera, pelo quarto ano consecutivo. O estudo do Instituto Trata Brasil considerou os dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) que, segundo o Trata Brasil, é a base de dados "mais completa sobre o setor no Brasil". As cidades comparadas são as 100 mais populosas em 2017.
Para construir o ranking, o instituto comparou os dados autodeclarados pelas operadoras do serviço de água e esgoto de cada município sobre dez indicadores de saneamento, em três eixos: Nível de Cobertura, com três variáveis, uma delas o percentual de água tratada distribuída para a população e a taxa coleta e tratamento de esgoto; Melhoria na Cobertura, também com três variáveis, como por exemplo, investimentos e, Nível de Eficiência, com quatro variáveis, como o índice de perda d'água. A pontuação máxima é de 10.
Entre as 100 maiores cidades do país, as quatro cidades mineiras acima de 500 mil habitantes, estão classificadas nas seguintes posições: Uberlândia em 3º lugar; Belo Horizonte (30º), Contagem (46º) e Juiz de Fora (61º). Entre as 13 cidades com mais de 200 mil habitantes, apenas cinco mineiras entraram no ranking: Uberaba ocupa o 10º lugar, Montes Claros (36º), Betim (54º), Governador Valadares (62º) e Ribeirão das Neves (70º).
Conforme os dados a pior cidade em saneamento, entre as 100 maiores, é Porto Velho (RO).
O estudo do Instituto Trata Brasil aponta que apenas 45% do esgoto gerado no Brasil passa por tratamento, o que significa que os outros 55% são despejados diretamente na natureza, o que corresponde a 5,2 bilhões de metros cúbicos por ano ou quase 6 mil piscinas olímpicas de esgoto por dia.