Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Fórum Mundial da Água leva Secretário a Brasília

Edição nº 1616 - 30 de Março de 2018

O Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Sacramento e membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari), Marinho Martins, participou do 8º Fórum Mundial da Água, realizado em Brasília entre os dias 19 a 23 de março.

O Conselho é composto de representantes de governos, academia, sociedade civil, empresas e organizações não governamentais, formando um significativo espectro de instituições relacionadas com o tema água, que tem como missão “promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra". 

O  fórum é também uma oportunidade para compartilhar projetos que fazem parte de um novo jeito de ver e trabalhar com a água, propostas sustentáveis que destacam o uso consciente e coletivo do recurso hídrico. Nesse contexto, a empresa sacramentana de Marco Antônio Afonso Motta, fabricante da Cachaça Batista, foi destaque no fórum ao demonstrar para os participantes a redução de água obtida pela Cachaça Batista para a produção de um litro do produto”, revelou o empresário.

De acordo com Marinho II, nos cinco dias foram propostos e discutidos vários assuntos,  tais como  saneamento, os desafios das águas urbanas, a gestão de águas residuais, o uso de água, consumo consciente, tecnologia de recirculação, alocação de água, entre vários outros.

Para o secretário Marinho Martins, além do compartilhamento de informações, o evento veio despertar o senso de realidade. “Ter acesso à realidade dos outros países nos faz ver que precisamos evoluir muito em relação aos países desenvolvidos, mas também que em vista de outros países estamos em uma situação privilegiada”, considerou. 

Acordos fortalecem consciência sustentável
Documentos construídos durante o 8º Fórum Mundial da Água estimulam a colaboração entre governos e reforçam o compromisso dos poderes com a gestão dos recursos hídricos.
Entre as recomendações listadas no documento, estão: 
- priorizar o acesso a água e saneamento de qualidade; 
- avançar em legislações que permitam o uso justo, eficiente e sustentável dos recursos hídricos; 
- aumentar o financiamento para projetos sobre água e saneamento; 
- projetar riscos e adaptação às mudanças climáticas e proteger áreas sensíveis e
- fortalecer as capacidades de governos locais e dos cidadãos para a gestão da água.