Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

ET recebe homenagens dos poderes Executivo e Legislativo

Edição nº 1648 - 09 de Novembro de 2018

O Jornal O Estado do Triângulo completou 50 anos de circulação ininterrupta no dia 1º de novembro. E guarda no seu acervo, todo encadernado,  50 anos de história da cidade, de fatos e acontecimentos ocorridos neste meio século de vida, reportando em suas páginas histórias de pessoas, de lugares, de alegrias, de dores, de acertos e até erros, por que, não? Mas guarda, sobretudo, uma história de evolução tecnológica e de perseverança, dedicação e muito trabalho, desde os tempos das máquinas de datilografia, dos negativos das fotos, das linotipos, clichês e de muitos voluntários colaboradores, assinantes e patrocinadores...

Em outubro último, o ET recebeu da Câmara Municipal, através de indicação do vereador Luiz Devós, com aprovação unânime do plenário a Homenagem Professora Maria das Mercês Aparecida Maluf Ribeiro. E, nessa quinta-feira 8, recebeu na redação a visita do prefeito Wesley De Santi de Melo, acompanhado de seu vice, Juninho Trevisan e dos secretários, Carlos Alberto Cerchi (Cultura) e Carlos Antônio Rodrigues (Governo) e do jornalista Marcelo de Paula para render suas homenagens pelo trabalho realizado pelo periódico nos últimos 50 anos. 

Ao entregar a homenagem, Devós lembrou no seu pronunciamento: “A imprensa registra os fatos do momento, mas os levam para a formação da história de um povo. Assim disse: Edmund Burke “A imprensa é o quarto poder”; ou então nas palavras de Rui Barbosa, quando disse: “A imprensa é a vista da nação. Por ela é que a nação acompanha o que passa ao perto e ao longe, enxerga o que lhe malfazem, devassa o que lhe ocultam... Parabéns,  Prof. Walmor,  que você continue por outros tantos anos trazendo e registrando atos e fatos de Sacramento e fazendo a sua história”. 

O prefeito Wesley De Santi, ao passar o cartão de prata ao jornalista afirmou que “o jornal O Estado do Triângulo representa uma vida dedicada à história da cidade. Esta é uma simples homenagem, mas que simboliza tudo o que você representa para a nossa cidade”.  

Também o secretário de Cultura, Carlos Alberto Cerchi, amigo de tantas caminhadas  e lutas no  magistério e pela valorização da história, saudou também saudou o editor do jornal, jornalista Walmor. “O jornal tem uma história singular pelo período em que foi fundado, 1968, ano do recrudescimento político do país, mas também de muita libertação, sobretudo na Europa. Tenho comigo que as pessoas nascem predestinadas para fazer alguma coisa... Sacramento pode lhe agradecer por podermos viver este momento histórico que são os 50 anos do Jornal O Estado do Triangulo”, disse, emocionando-se várias vezes durante sua fala, o que é natural. Afinal, passaram-se  50 anos,  não só para o Jornal, mas para toda uma geração que, com o passar do tempo, o  coração se torna mais mole... Mas, felizes de nós que ainda somos capazes de nos emocionar...

Uma singela homenagem foi também  prestada pelos irmãos do editor, que também estiveram na redação na última semana para fazer a entrega de um presente lembrando a data.

Ao agradecer as homenagens, o jornalista Walmor Júlio Silva disse que se sentia honrado e profundamente agradecido pela lembrança. “Sinto-me honrado pela presença de vocês aqui na redação do jornal, mais ainda pela carinhosa lembrança que não homenageia apenas o editor do jornal, mas toda uma talentosa equipe que compõe a redação. 

O jornalista aproveitou para oferecer ao prefeito Wesley De Santi de Melo e ao secretário de Cultura, Prof. Carlos Alberto Cerchi, pessoas que demonstram um sensível gosto pela cultura e arte, todo o acervo encadernado do jornal para sua digitação. 

“É claro que não queremos cobrar nada por isso. Sou pela total democratização dos bens simbólicos. Que esses 50 anos de história possam ser objeto de pesquisa de todas as pessoas. A história é do povo e a ele pertence”, manifestou, encontrando por parte do prefeito Wesley grande interesse.