Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Estátua de João Canudo volta à praça

Edição nº 1647 - 01 de Novembro de 2018

A estátua de João Canudo (João Dorneles Vargas), de autoria do artista plástico e escultor, Elismar Moura, que foi danificada devido a um ataque de vândalos, no início de outubro,  voltou restaurada pelo próprio artista à praça Dr. José Zago Filho, nessa quinta-feira (1º). 

Pela primeira vez ao falar ao ET sobre o fato, Moura revela que recebeu a notícia do ato pelo WPP e quando a viu caída se sentiu caído também. “Hoje as coisas estão tão rápidas espalham numa velocidade incrível, então, quando eu vi o João Canudo caído, sem exagero, me senti caído também. Foi como se eu tivesse levado um tombo também, e fiquei assustado e triste, porque havia um mês que o havia restaurado”, lamentou. 

Comentando, Elismar Moura que está em Sacramento onde concluiu o monumento dedicado a Eurípedes Barsanulfo, na praça  Ângelo Berlato (cemitério), explicou ao ET o que aconteceu, logo que concluía o serviço de restauração e afixando a estátua no seu pedestal. 

“- Infelizmente estamos sujeitos ao vandalismo, mas graças a Deus é uma estátua de material resistente, que não se partiu, não se danificou tanto. Há a hipótese de que, quem tenha feito isso, tenha pensado que fosse bronze, mas logo que percebeu que era fibra de vibro, a deixou para trás”.

Para Elismar Moura esses fatos acontecem por falta de consciência e educação do povo. “Infelizmente, obras de arte estão sujeitas à destruição, veja que em Jerusalém não ficou pedra sobre pedra. O que temos que fazer é torcer para que as pessoas se tornem mais conscientes, mais educadas, tenham mais respeito em relação ao patrimônio público, às cidades, aos artistas. Estou com 35 anos de atividade. Tenho obras em muitos lugares, inclusive nos Estados Unidos e nunca tive uma obra minha caída, a do João Canudo foi a primeira. Mas está bom, serviu para testar a resistência da peça.”