Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Estátua de João Canudo é arrancada de monumento

Edição nº 1645 - 19 de Outubro de 2018

A estátua de João Fernandes Dorneles Vargas, conhecido como João Canudo, afixada no monumento na praça José Zago Filho, amanheceu tombada e com as costas danificada, na madrugada de sábado 13 para domingo. Pelo menos outras duas casas próximas ao monumento sofreram atos de vandalismo naquela mesma noite, quando teve pedras arremessadas em seu interior.

A pergunta que fica é: foi vandalismo, tentativa de furto ou algum vento muito forte. Claro que a última hipótese é descartada, porque não há outros registros de ventania naquela noite, e, também pelo fato de a estátua, confeccionada com resina de poliéster e fibra de vidro, com pintura em pátina que lembra o bronze, mede três metros de altura e pesa cerca de 50 quilos.

  De acordo com o prefeito Wesley De Santi de Melo, assim que servidores tomaram conhecimento do ato, a estátua foi recolhida e se encontra no almoxarifado para ser restaurada. Lamentando a falta de respeito com o patrimônio público, comentou em entrevista ao ET:

“- Atravessamos um mo-mento difícil em que as pessoas não respeitam mais nada. Na minha opinião falta educação e respeito em relação ao patrimônio público. Aquela estátua homenageia um grande homem, o João Canudo, lembrado pela sua disponi-bilidade e bondade para com o próximo. Ela foi feita com dinheiro do povo, e agora temos que restaurar e retorná-la para o seu lugar. Vamos estar gastando um dinheiro que poderia ser aplicado noutro lugar, na Cultura, por exemplo’’, informou o prefeito, supondo que tenha sido tentativa de roubo.

“Felizmente, ela não foi levada. Pressupomos que quem fez isso, o fez achando que fosse de bronze, quando ela caiu,  que não era bronperceberam que não era de bronze ze e a deixaram para trás”. 

De acordo com Baguá, a estátua quebrou o dorso (costas) e que, no final do mês, o escultor Elismar Moura estará na cidade para a inauguração do busto em homenagem ao centenário de Eurípedes Barsanulfo, quando ele fará uma avaliação e a restauração. 

O delegado Rafapel Jorge informou ao ET que as imagens da câmara externa do Café Crema não registraram imagens da ação dos bandidos.