Dezesseis escolas estaduais no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, através do Programa Energia Inteligente da Cemig, vão receber iluminação com tecnologia LED, a partir de março. A iniciativa, segundo a Cemig, vai gerar economia para as instituições de ensino em todo o Estado, além de criar a oportunidade de reverter investimentos públicos para outras áreas prioritárias das instituições.
Ao todo, a Cemig irá substituir equipamentos em 151 instituições e a energia economizada será da ordem de 2.000 MWh/ano, montante suficiente para atender mais de 1.400 residências num período de um ano. Outra vantagem é a diminuição da necessidade de manutenções e trocas dos equipamentos, o que reduz custos para as escolas e gera menor quantidade de resíduos ao longo do tempo, além da melhoria da qualidade da iluminação para os alunos, professores e demais frequentadores do espaço.
Segundo Neander Geraldo Resende Lima, analista de comercialização da Cemig, a iniciativa pretende disseminar também uma cultura de consumo consciente e sustentável, reduzindo impactos para o meio ambiente e gerando benefícios para toda a sociedade. A troca da iluminação nas instalações das escolas também impacta diretamente na qualidade de ensino e nas condições de trabalho e segurança das instituições”, salienta.
Em atendimento à determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL a Cemig realizará a reciclagem de todos os materiais e equipamentos substituídos, garantindo a correta destinação dos resíduos gerados na substituição da iluminação das escolas.