Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Escola Coronel realiza Feira de Ciências

Edição nº 1643 - 5 de Outubro de 2018

Abordando o tema, 'A vida é curta, mas não falta ela ser pequena', a EE Cel José Afonso de Almeida realizou no último sábado 29 mais uma Feira de Ciências. 

De acordo com a professora de biologia, Lucilene de Paula Vieira, uma das coordenadoras do evento, o objetivo da Feira é levar os alunos a vivenciarem as ciências no contexto do dia a dia, focando uma profissão e fazendo a sua realização, não só no aspecto financeiro, mas também na motivação, na espiritualidade, na busca de algo que vá de encontro ao seu interior, a felicidade”, expõe, detalhando os temas. 

“- Foram desenvolvidas na Feira de Ciências deste ano as profissões dentro das ciências biológicas mais procuradas pelos estudantes. “Assim, nos estandes espalhados aqui no Galpão Cultural da escola, temos demonstrações das áreas de Medicina, Odontologia, Biomedicina e da própria Biologia. Temos animais expostos, montagem de DNA. E, como a Biologia é muito abrangente, os professores de exatas, também focaram as profissões, com o empreendedorismo, confecção de cosméticos. Enfim, foi uma Feira muito variada, dentro da máxima, “A vida é curta, mas não falta ela ser pequena”. 

Para Lucilene, os alunos estão aprendendo muito com a feira. “Foram eles que fizeram tudo, desde a parte teórica em equipes na sala de aula à montagem das bancas e estandes, todos abraçaram a feira de corpo e alma... E hoje estamos fazendo a culminância, isto é, mostrando tudo aquilo que foi feito”.

Lucas André Ribeiro e Sarah, ambos do segundo ano do Ensino Médio, juntamente com Cyntia Rosa, do terceiro ano focaram o seu trabalho no ramo da Biologia, apresentando os órgãos dos animais como a minhoca, que tem na Biologia uma curiosidade por ter vários corações, no mínimo dois e é símbolo da mutação. E também os escorpiões, um deles o amarelo, o mais venenoso da região, dentre outros. Para Lucas, atividades com a Feira de Ciências são muito importantes. “São vários tipos de conhecimentos novos que vamos absorvendo em cada estande visitado”.