As seis primeiras turmas, 181 alunos de quatro cursos de Técnicos em Administração, um de Marketing e um de Secretariado, da Escola Técnica Estadual Carolina Maria de Jesus viveram nessa quinta-feira 11, no Pacheco's Buffet, a emoção da conclusão dos cursos e a colação de grau, depois de um ano e emeio de muito estudo.
A solenidade de formatura presidida pela diretora Shirley Aparecida Ribeiro Tavares Magnabosco contou com a presença de autoridades, como o vice-prefeito Osmar Trevisan Júnior, representando o prefeito Wesley De Santi de Melo; presidente da Câmara, Pedro Teodoro Rodrigues Rezende, dentre outras, mas sobretudo pais e familiares dos formandos.
Os alunos do curso Técnico em Administração I foram paraninfados pela professora Bruna Regina Melo; Administração II, Juliane Maria de Almeida; Administração III, Juliana Maria da Silva; Administração IV, Cesar Roberto Cardoso Borges; Marketing, Monalisa Caixeta de Melo, e Secretariado, Kênia Cristina dos Reis.
Para diretora foi ‘‘uma emoção inenarrável’’
A diretora Shirley definiu como 'inenarrável' a emoção que sentia. “Minha emoção neste momento é inenarrável. Foi um ano e meio numa luta ferrenha, porque acreditamos na Educação. E tenho que agradecer muito, porque recebi apoio de todos os professores, que começaram a ser professores nessa escola, o que para mim é fantástico. Agradecer à sociedade e aos alunos, que foram muito participativos. As dificuldades foram muitas, sobretudo as dificuldades naturais de quem vai começar um empreendimento do zero. Começar uma escola do zero, não está sendo fácil, porque ainda não estamos como queremos, mas ainda assim estou muito feliz. Este ano iniciamos com mais dois novos cursos e assim vamos acreditando que estamos cumprindo o nosso papel”.
O vice-prefeito Juninho Trevisan, representando o prefeito Wesley De Santi, ao parabenizar as turmas disse na sua mensagem que os formandos estavam conquistando um novo patamar em suas vidas. “Tenho certeza de que tudo valeu a pena. Esta conquista é mérito de vocês, mas a vitória é de todos nós”, afirmou, parabenizando e agradecendo o trabalho da direção da escola e de seu corpo docente.
De acordo com Shirley, além dos cursos de Administração, Informática, Marketing e Secretariado, a escola oferecerá neste primeiro semestre os cursos de Técnico em Serviço Público e Técnico Comunitário de Saúde (Agente de Saúde) e, para o segundo semestre, a partir de agosto, os cursos de Técnico em Enfermagem e Segurança do Trabalho.
O gostinho merecido da vitória
Coube à aluna Maria Clara Oliveira, os agradecimentos, em nome de todos os formandos. “Após tantas provas, trabalhos, noites mal dormidas o tão esperado TCC... passamos por cada etapa e vencemos! Concluímos nosso objetivo, lutamos... E, agora, sentimos o gostinho merecido da vitória, É hora de olharmos para trás e sentirmos orgulho por todo caminho percorrido”, disse, agradecendo à direção, professores, demais servidores da escola e aos colegas pelo convívio de um ano e meio.
O ET conversou com dois formandos, que falam dos cursos e da escola que puderam estrear. Para Danielle Cristina Borges do curso de Auxiliar Administrativo, que já possui o curso de Técnico em Contabilidade, a EE Carolina Maria de Jesus em sua vida é sinônimo de conhecimentos na área administrativa e gerais. Foi um ano muito bom, uma escola muito boa, que numa avaliação eu daria nota10, pelo acompanhamento que tivemos, a dedicação dos professores, por ser uma escola que está começando, sermos a primeira turma, foi excelente. Saio com um conhecimento muito bom. Tivemos aulas práticas de Informática na administração, quer dizer a administração e a tecnologia juntas, que é o que o mercado mais exige. Sinto que estou apta para mercado de trabalho”, disse convicta.
Ivan Carlos Adão concluiu o curso de Técnico em Administração, fazendo uma avaliação de seu primeiro curso técnico, destaca que não foi fácil, mas venceu. “Foi um ano e meio de muita dedicação, batalha, não foi fácil, mas graças a Deus, agregou muito conhecimento, inclusive no meu ramo de trabalho. Ajudou-me muito e só tenho a agradecer a todos da escola, aos colegas. Para mim, a escola é nota mil, porque no começo, como somos a primeira turma, foram muitas dificuldades, mas a diretora Shirley, os professores e nós, alunos, não deixamos parar por nada, fomos superando as dificuldades e carências e aqui estamos hoje para receber o diploma de conclusão do curso”, avaliou.