Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Escola Afonso Pena recebe a Caravana Augusto César pela quarta vez

Edição nº 1649 - 16 de Novembro de 2018

A Escola Dr. Afonso Pena Júnior esteve em festa nessa quinta-feira 15, com mais uma visita da Caravana Augusto Cesar Netto que, pela quarta vez, presenteia os alunos da escola, preparada com esmero pela diretora Tânia Aparecida Moreno, professores e demais servidores. 

A equipe da Caravana, coordenada por Maria Aparecida Cintra Câmara, a Tia Cida, foi recebida na entrada da escola por alunos/as vestidos de borboletas que os conduziam à quadra de esporte, transformada num grande auditório para apresentação do coral  da escola com a música, 'Saudades de Tia Heigorina', letra da diretora Tânia, em homenagem a Heigorina Cunha, responsável pela amizade entre a diretora e tia Cidade. O Coral cantou também a música 'Folha de Malva', uma feliz lembrança do gesto de Heigorina, de saudosa memória, ao que recepcionar os visitantes entregando-lhes uma folha de malva, seguindo um exemplo de sua mãe, Eurydice Millan da Cunha (tia Sinhazinha).

Um dos pontos altos da Festa da Solidariedade da Escola Afonso Pena, foi a música cantada pelo coral, intitulada, 'A água do mar levou', (letra e música de Tânia Moreno), em homenagem ao jovem Augusto César Netto, que morreu vítima de afogamento na Praia Grande (SP) no dia 27/02/1968, aos 25 anos. Depois da morte do jovem, sua mãe, Yolanda César, iniciou o trabalho solidário com crianças em sua homenagem. Enquanto o coral cantava, a Profa. Juliana Cintra, acompanhada das alunas Carolina e Mariana, entregaram a Maria Aparecida Câmara um quadro de Augusto César, de autoria de Juliana Cintra. Em seguida, os alunos fizeram uma homenagem a Yolanda, cantando a música Iolanda, do autor cubano, Pablo Milanés.

Encerrando a solenidade, antes da entrega dos presentes às crianças acompanhadas de seus pais, nas salas de aula, a diretora Tânia cantou a música, 'Augusto', letra e música de sua autoria. 

 

“Este é o dia mais feliz do ano para mim”

 De acordo com a diretora, a Caravana trouxe 500 sacolas recheadas de presentes diversos, brinquedos, roupas, calçados, material escolar, kit de higiene pessoal e chocolates. “Estou muito feliz, é o   quarto ano da Caravana da Solidariedade a nossa escola e são quatro anos da minha amizade com Cida Câmara, um presente que me chegou através de Tia Heigorina, num momento em que precisávamos dessa ajuda”, explica,  destacando que das 500 sacolas, algumas são distribuídas no Natal. 
“Cada aluno recebe uma sacola, mas cada uma é uma surpresa. Além disso, alguns padrinhos querem descobrir a história da criança e mandam sacolas para os irmãos, os pais. Temos crianças que receberam três sacolas de presente”, explica e finaliza falando de sua felicidade. “Este é o dia mais feliz do ano para mim”. 
Para Maria Aparecida Cintra Câmara cada vinda é uma alegria. “Mais uma vez agradecemos pela oportunidade do trabalho e de podermos estar aqui, porque com essa vida tão árdua lá fora,  é um  trabalho assim  que nos dá forças para que possamos caminhar um pouco mais fortes a cada dia. Sou muito grata por podermos estar aqui pelo quarto ano, fazendo a alegria destas crianças e suas famílias”, disse, emocionada, ao ET.