A Engie, gestora das usinas de Jaguara e Miranda e o Corpo de Bombeiros de Uberlândia alertam sobre o período de seca, que vai até meados de novembro, e que é propício a queimadas nas matas.
As consequências dos incêndios vão além de simplesmente causar fumaça e fuligem que prejudicam a saúde das pessoas. Animais também morrem e as florestas ficam danificadas. E se eles acontecem, por exemplo, próximo às linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica, os danos são ainda mais graves, porque pode apagar cidades inteiras, parando comércios e indústrias e até mesmo prejudicando hospitais que necessitam da energia elétrica.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Uberlândia, a falta de conscientização da população é o principal fator causador do fogo, que na falta de chuva e com pouca umidade no ar, se alastra com mais facilidade.
O Corpo de Bombeiros Militar passa também algumas dicas importantes para realizar a prevenção, tais como :
- não lançar pontas de cigarro pela janela do veículo, enquamto trafega nas rodovias;
- em acampamentos, ter atenção ao acender fogueiras, velas e lampiões.
- só acenda as fogueiras após limpar o local, retirando completamente a vegetação em volta ;
- ao realizar queima controlada para renovo de pastagem ou para limpeza de alguma área, procure antecipadamente o Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais de Minas Gerais (Previncêndio) ou Polícia Militar.
Enfatizando que causar queimadas tanto na área rural quanto urbana é um grave crime.