O escultor Elismar Moura Alves, que esculpiu a estátua de João Canudo, afixada sobre um pedestal na praça José Zago Filho (praça da Estação dos Bondes); a Custódia colocada no centro da rotatória na entrada da av. Domingos Magnabosco e a Imagem de Na. Sra. Aparecida, no Cipó, esteve em Sacramento esta semana para restaurar as obras.
“Fiz os trabalhos a convite do amigo, Amir Salomão Jacob, quando era secretário de Cultura, e com quem mantenho uma boa amizade e sempre que posso tenho passado por Sacramento, como recentemente. Em visita à Gruta dos Palhares, ao passar pela pracinha onde está o João Canudo, Amir me disse que a estátua precisava de uma manutenção, o que é normal depois de algum tempo, entre sete a dez anos”, justificou, explicando o trabalho.
De acordo com Elismar, o monumento está bem conservado. “Não houve nenhum problema na parte estrutural, o único problema é só o desgaste da pintura, que é um processo natural devido a estátua estar exposta ao tempo. E fico feliz por ser eu a fazer esta limpeza, que consiste no lixamento, aplicação de fundo emborrachado, a tinta dourada, tinha preta e, finalmente, é feita a pátina, que é a limpeza até se chegar à cor desejada, no caso o bronze.
O escultor Elismar Moura Alves 50, natural de Piracanjuba, interior de Goiás é um autodidata que teve a oportunidade de conviver e trabalhar com Escultores nos EUA - onde estudou o idioma e trabalhou por mais de seis anos em Empresas de Design e Estatuária, dentre elas a Michael Casey Designer's, San Bruno Statuary e A. Silvestre Coorporation, aprimorando e adquirindo conhecimentos com diversos materiais, como: Gesso, Resina, Fibra de vidro, silicone, látex, vermiculita, cimento e outros.
Elismar é hoje um dos mais requisitados escultores do país para monumentos em qualquer tamanho; projetos arquitetônicos e temáticos para parques aquáticos, hotéis, motéis e residências. E desde 2004, vem desenvolvendo esculturas e projetos para diversos, como na Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), Santuário do Divino Pia Eterno, em Trindade (GO), Arquidiocese de Goiânia (GO), Caldas Thermas Clube, em Caldas Novas (GO), dentre outras.
E trabalho não lhe falta. “Graças a Deus, sou abençoado, tenho trabalhado muito. Em Sacramento fiz a custódia do Santíssimo Sacramento na entrada da cidade; fiz o João Canudo e a imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Cipó. Em Conquista, o monumento dos Imigrantes Italianos. Então vejo que Sacramento me fez trazer algumas obras para a região e fico feliz”, finalizou.