Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

EE Carolina M. Jesus ganha prêmio

Edição nº 1652 - 07 de Dezembro de 2018

Os alunos, Gabriel de Souza, Íris Araújo e Maria Eduarda Silva, da EE Carolina Maria de Jesus são alguns os alunos que participaram, juntamente com os professores de Tecnologia da informação (TI), Hércules Cardoso e César Borges do programa 'Agitadora de negócios' (AGITA), implantado em várias cidades mineiras, uma delas Uberaba, e conquistaram o 2º lugar na criação de ideias de negócios.

O projeto vencedor do grupo sacramentano foi a criação de uma ferramenta para a área de Educação. “O objetivo é trazer tempo para o professor, eles não têm tempo de planejar seu tempo de aula, seu conteúdo, e nosso sistema praticamente fará isso para ele”, explicou o aluno Rafael Camilo, um dos participantes do Agita.

Criado pela Escola do Sebrae para movimentar a comunidade de alunos, ex-alunos e jovens interessados em negócios, empreendedorismo e startups, tem como plataforma desenvolver ideias de negócio, composta de quatro projetos voltados para: agitar ideias de negócio; desenvolver uma mente empreendedora; ampliar rede de contatos, dentre outros. Reúne metodologia, recursos e um ambiente inspirador voltado para o aprendizado mão na massa, vivência de mercado e oportunidades.

O grupo de Sacramento passou por sete módulos do Agita em três meses de duração,    com doze encontros presenciais e contatos online, passando por  três bancas de corte e  chegaram à final com outros quatro grupos, conquistando um honroso segundo lugar, no último dia 6.

 

Professores falam do  projeto

O projeto do grupo sacramentano, trata-se de um sistema automatizado para marcação de presença de alunos que poderia ser executado pelo celular. No entanto, após pesquisa de mercado auxiliada pelo Sebrae a ideia passou por um processo de mudança para ser melhor aceito e transformou-se em uma plataforma de compartilhamento de planos de aula e afins para professores. 

Na plataforma o mesmo tem disponível matérias específicas e planos de aulas prontos para serem aplicados em sala, podendo o professor pagar pelos planos que estão à disposição e também vender os seus planos de aula.

Para o empresário e professor, César Borges, o programa Agita abriu a mente para enxergar mais longe. “Para mim, participar de um processo de aceleração mesmo eu tendo uma empresa, foi muito bom, porque me deu um ânimo maior sobre a questão de empreendedorismo. Me ajudou a perceber que nós podemos ter uma visão mais ampla, não apenas da cidade de Sacramento, que é um mercado muito bom, mas também limitado. Mas, que podemos ter também uma visão à nível de Brasil. Percebemos que não estamos tão longe. É apenas necessário que tenhamos garra para fazer acontecer. Isso não é fácil, mas com garra é possível. Não importa onde você esteja, se você for capaz de seguir esse processo, é possível chegar ao nível nacional. Achei muito interessante os ex-alunos terem essa oportunidade de aprendizado e de desenvolverem suas ideias mesmo sendo jovens. Eles já têm nas mãos a oportunidade de crescer.”

Para o professor Hércules Cardoso o conhecimento adquirido foi singular e o projeto contribui para a geração de ideias. “A palavra que resume isso tudo é conhecimento. O que adquiri lá em três meses posso dizer que foi tanto quanto em quatro anos de faculdade. Não é por acaso que se trata de uma aceleração”, avalia.

Abre a mente, faz a mente fluir e gerar ideias e também proporciona conhecermos novas ferramentas. Uma delas, que eu não conhecia, é chamada de “Ecossistema Empresarial”, onde uma empresa ajuda a outra. Não é algo muito visto em nosso meio atualmente, essa união empresarial, mas é interessante para o desenvolvimento. Esse conhecimento oferecido pelo Sebrae é muito amplo e didático. As pessoas saem de lá realmente cheias de ideias”.

De acordo com a diretora Shirley Aparecida Tavares Magnabosco, que comemora a vitória, “o convite chegou à escola através da Secretaria Regional de Ensino de Uberaba e  logo foi repassado, ao professor Hércules, que ao saber da oportunidade entrou em contato com o ex-aluno Gabriel, que tinha um software em mente. Ele convidou os professores do curso técnico de informática César Borges e os amigos Íris e Maria Eduarda para juntos se inscreverem para participar do Agita e fazerem da ideia uma startup”.  

O prefeito Wesley De Santi de Melo, ao tomar conhecimento da participação vitoriosa da equipe sacramentana, cumprimentou alunos e professores, reconhecendo a importância da EE Carolina Maria de Jesus, voltada para o ensino técnico. “Parabenizo os alunos e seus professores pela criatividade, ideia e vontade de se inserir nessas ofertas de programas e projetos voltados ao empreendedorismo, oferecidos pela Escola do Sebrae. Parabéns também à Profa. Shirley Tavares, que administra a escola”.