As secretarias de Educação e Saúde, em parceria com as escolas e creches da cidade, promoveram esta semana a I Semana Saúde na Escola. Em entrevista ao ET, a secretária de Educação, Cibele Magnabosco informou que todas as escolas e creches da cidade estão envolvidas no projeto, sejam do governo ou particulares. “Cada escola elaborou sua própria programação, de acordo com a sua demanda abordando temas dentre as 12 metas do Programa Saúde na Escola (PSE), que propõe desde a atualização vacinal dos estudantes, à prevenção das violências, acidentes à orientação do direito sexual e reprodutivo”, resumiu.
O encerramento da Semana será neste sábado 7, Dia Mundial da Saúde e dia letivo escolar, com atividades coletivas, que terão início com uma grande passeata pelas ruas da cidade, com a participação de mais de 2 mil alunos que se concentrarão na Praça da Basílica, às 8 horas da manhã e de lá seguirão para uma manhã de lazer na Praça de Esportes. Sob a coordenação dos educadores físicos das escolas, das secretaria de Esportes e Saúde e Esportes os estudantes vão participar de várias atividades programadas pelos monitores, que vão desde o tradicional pula-pula, futebol, vôlei e basquete masculino e feminino, peteca, queimada, judô, karate e até aulas de dança dos mais variados ritmos.
As creches Cida Loyola, Nildes Moreira, Rosa da Matta e Ciju também estão participando da Semana Saúde na Escola. Nessa quinta-feira, na Praça de Esportes, as crianças participaram de uma manhã de atividades com direito a teatro, jogos, danças, animação e muito lazer.