Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Dupla de Rifaina vence Municipal de Truco

Edição nº 1629 - 29 de Junho de 2018

Torcida e animação não faltaram nas partidas finais do Campeonato Municipal de Truco, que começou dia 24 de abril, com 60 duplas de Sacramento e cidades vizinhas, e chegou ao final na noite dessa quinta-feira 28, no salão social da Praça de Esportes, quando a dupla de truqueiros rifainenses, Chapéu e Coelho, conquistou o título de campeã da categoria Principal, fazendo jus aos troféus e ao prêmio em dinheiro de R$ 500,00.  Ainda no campeonato Principal, o título de vice-campeã ficou com a dupla Neto e Tatá, de Conquista; o 3º lugar com a dupla Dario e Diego e 4º lugar ficou com a dupla Tonguinho e Tito. Todos receberam premiação em dinheiro e troféus. No campeonato paralelo, denominado Repescagem, os conquistenses Naldão e Dedé conquistaram o título de Campeã, recebendo troféu e cheques no valor de R$ 100,00. Robinho e Saulo, de Sacramento, ficaram com o título de vice-campeões, fazendo jus aos troféus.

O encerramento do Campeonato Municipal de Truco Zé Pereira oferecido pelos organizadores, seguindo até altas horas num clima de amizade e confraternização, exatamente o que o coordenador do Campeonato, Hélio Antônio Santana Paim (Parado), havia prometido. 

 

“- Um torneio excelente, de alto nível,  que já se tornou tradição e que sempre tem alguma inovação, mas nunca vamos chegar à perfeição, porque não temos estrutura para tanto. Mas o mais importante é manter essa tradição, visando grandes jogos com duplas locais e das cidades e povoados vizinhos, mas sobretudo é importante fazer desse momento um espaço de alegria e confraternização. Como eu disse, fizemos um campeonato de alto nível, com grandes duplas ficando de fora. Venceram os melhores, este ano duplas de Conquista e Rifaina. Parabéns a todos!!”, avaliou Parado. 

 

Merecida homenagem...

O Torneio Municipal  homenageou o grande truqueiro, Zé Pereira, de saudosa memória.  A esposa o patrono, Rose Mary de Fátima Pereira e os filhos Michel e Luiz Henrique prestigiaram a final, reconhecendo que a homenagem foi um reconhecimento dignificante. “Ficamos felizes, porque papai gostava muito de truco, aprendemos  e jogamos  muito juntos. Papai participava de todos os torneios, gostava de estar com os amigos. É uma homenagem bonita, porque papai foi excelente pai, excelente marido e um grande chefe de família. Para mim, como filho, é uma satisfação receber com a família esta homenagem , que é também muito justa”, reconhece o filho Michel.

Para o filho, Luiz Henrique, “a palavra que fica é gratidão aos organizadores pela homenagem, modéstia à parte, merecida. Papai era um homem simples, de pouco estudo, mas que nos ensinou muitas lições, uma delas preservar o nome, a nossa reputação. E, essa homenagem vem coroar tudo o que ele nos passou de valor, a memória dele”, ressalta, lembrando que o pai iniciou jogando com o seu pai João e depois foi parceiro do primo Fio. “Nós, os filhos, não pegamos o hobby do truco...”. O motorista Zé Pereira morreu no da 3 de fevereiro deste ano aos 60 anos de idade. 

 

Esporte e entretenimento...

 “-  Hélio Parado é o coordenador máster que faz um excelente trabalho e a cada no vem inovando. Este ano, além dos troféus oferecidos pela Secretaria, há também a premiação em dinheiro, 500 reais para o campeão; 300 para o vice; 200 para o terceiro e 100 reais para o quarto lugar do Campeonato Principal, valor oriundo da taxa de inscrição. 
O prefeito Wesley De Santi de Melo, prestigiando a final do campeonato, ao lado do vice Juninho Trevisan, parabenizou os participantes exaltando o objetivo do evento. 
“Truco é um esporte de inteligência, sorte e astúcia, mas acima de tudo um entretenimento  sadio que gera alegria e confraternização. Aqui, no caso, as terças e quintas-feiras desses três últimos meses foram de muita alegria e diversão para todos aqueles que se inscreveram nesse Campeonato Municipal de Truco, que teve como patrono, o Zé Pereira, a quem cumprimentamos através de sua família, a esposa Rose e os filhos Michel e Luiz Henrique”, disse.
O prefeito finalizou saudando e agradecendo a todos os participantes, em especial à Secretaria de Esportes, através do secretário Márcio Marzola, que emprestou todo o apoio ao evento.
As duplas campeãs também agradeceram os companheiros de truco, cumprimentaram os organizadores e firmaram o compromisso de outros embates.  Gilmar do Chapéu,  representou a dupla campeã do Principal. É um vencedor nato. Entre várias competições participadas em Rifaina, Chapéu foi campeão em colher mais café; em dar ré em carreta de quatro rodas e tem o título de pentacampeão de torneio de truco em Rifaina, sem falar que foi o vereador mais votado de sua coligação. O campeão ao lado de seu parceiro, elogiou o torneio e cumprimentou todos os participantes
Reginaldo Rodrigues de Sousa (vereador Naldão) é figura carismática e sempre presentes nos torneios de truco na cidade e este ano levou o título de campeão da Repescagem. “Sou apaixonado pelo truco, herança de família, sou de família de truqueiros e aqui me sinto em casa. Sacramento é minha segunda casa, por isso mesmo tenho prazer de estar aqui. Antigamente, havia uma rivalidade entre as duas cidades, hoje, graças a Deus e à educação do povo, somos cidades irmãs, claro que Sacramento é a irmã mais velha, e tem muito a nos ensinar”, destaca e finaliza elogiando o torneio. “Um campeonato excelente. E nem elogiando ou puxando saco, este torneio municipal cresceu muito de 2017 pra cá, graças ao apoio do prefeito Baguá e do Marzola na Secretaria de Cultura”.