Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Diretores prometem gestão 'inspirada'

Edição nº 1630 - 06 de Julho de 2018

Ao assumir a presidência do Rotary Clube de Sacramento, em sessão solene especial, na noite dessa segunda-feira 2, Luiz Alberto da Silva, deixou uma mensagem cheia de otimismo e vontade de trabalhar. Colocando à frente o lema do Rotary Internacional, 'Seja Inspiração', Alberto afirmou que vai encarar com afinco o lema rotário deste ano, sem esquecer as propostas para agir localmente. 

“Temos um lema forte: “Seja Inspiração” e não temos muito que sair das metas propostas pelo distrito e o RI, mas para Sacramento, nosso foco é trabalhar a imagem pública do Rotary, que ainda é desconhecida por muitos, não conhecem nosso trabalho. Vamos trabalhar também para o aumento dos sócios do clube e para termos um olhar especial para o Rotaract e Interact, que são o futuro do Rotary e um trabalho muito junto com a Casa da Amizade com projetos e parcerias para que possamos realizar um trabalho como o RI pede, para que de fato sejamos inspiração”, afirmou o presidente,  que conclamou os colegas a serem inspiração e se emocionou no discurso de posse. 

Maria Regina Santos Kondo, que preside a Casa da Amizade pela quarta vez (a primeira foi em Monte Alto-SP), para essa terceira gestão em Sacramento, vem com a vontade de servir e já conta com um projeto prioritário, que começará a ser colocado em prática nos próximos dias. “Iniciaremos em breve um projeto de castração de cães de rua e de conscientização dos donos dos animais sore suas responsabilidades, em parceria com o Poder Público, Rotary Clube, Interact e Rotoract, Associação de Proteção dos Animais, veterinários da cidade e a sociedade. Nossa meta é castrar, no mínimo, 300 animais na cidade e zona rural”. 

 

Presidentes  saem com a certeza do dever cumprido 

Jane Araújo Ferreira Martins e Maria Beatriz Afonso Fraga, respectivamente presidentes do Rotary Club e Casa da Amizade, encerram a gestão deixando a marca de um profícuo trabalho. 

- “Foram muitas metas e desafios a serem vencidos e conseguimos realizar bastante. O primeiro foi a informatização do Clube, exigência do Rotary Internacional,, além disso,   participamos de vários fóruns em Frutal, Uberlândia, Uberaba, Conferencia Distrital em Catalão e, agora, participamos da Convenção Internacional em Toronto, no Canadá. Em nível de cidade, tivemos a promoção em prol da Santa Casa, do Interact e Rotaract, e também focamos nos intercâmbios, recebendo três jovens e enviando dois para o exterior. E estamos enviando outros dois. Realizamos pela primeira vez, o encontro distrital com os intercambistas. Enfim, foram momentos muito profícuos, são muito feliz.”

Jane deixa o cargo de presidente, mas assume a vice-presidência com Luiz Alberto, justificando: “o Rotary pede, sugere isso, que o presidente anterior seja o vice-presidente, porque isso ajuda a dar continuidade aos trabalhos. Saio agradecida pelo apoio, pelo trabalhos dos colegas diretores rotarianos, interactianos e rotoractianos, e também realizada, confiante do dever cumprido e estou feliz ao encarar este novo cargo”. 

Maria Beatriz também se confessa realizada. “Foi um ano difícil, com falta de dinheiro, talvez até pela crise do país, mas apesar de tudo, conseguimos alcançar mais da metade das nossas metas e isso me deixa feliz. Mas como continuo na diretoria, agora como secretária, vamos poder implementar os novos projetos e concluir aqueles propostos e que são de interesse da Casa da Amizade. Valeu muito a pena este ano na presidência, pelo que pudemos realizar”.  

 

Jane e Maria Beatriz recebem título Paul Harris

Discursam na solenidade, além dos presidentes saintes do Rotary, Casa da Amizade , Rotaract e Interact, também os novos presidentese mais, o rotariano Bruno Scalon Cordeiro, José Carlos Siviere e Fábio Luiz Sebastião

As presidentes saintes, Jane Araújo e Maria Beatriz Afonso foram agraciadas com ó Título Paul Harris, entregue pelos rotarianos, Bruno Scalon Cordeiro e Fábio Sebastião. O Rotay Internacional agracia com o diploma todos os presidentes que, na sua gestão, contribuíram com uma doação espontânea, na importância de US $ l.000,00 dólares para os fundos da Fundação Rotária, instituição responsável pelo desenvolvimento dos diversos programas implementados pelo  Rotary mundo a fora.

O Governador assistente, Adão Moreira da Silva e a coordenadora assistente, Hilda Shizue, nas suas mensagens, focaram o lema, “Seja Inspiração”, conclamando a todos para serem inspiração nos seus serviços, quer como rotariano, dama da Casa da Amizade, rotaractiano ou interaciano, assim como a sociedade como um todo, no dia a dia. 

 


OS NOVOS DIRETORES - Rotary Clube

Luiz Alberto da Silva: presidente; 

Jane Araújo F. Martins, Alvair Carvalho Almeida: 1ª e 2ª vice-presidentes;

Fábio Luiz Sebastião e Maria Idelma Massa:1º e 2º protocolos;

Sebastião Inácio Borges, Janaina Borges de Melo e Sarah Soares e Abrão: secretários; 

José Carlos Sivieri, Ilio B. Araujo Jaime Eduardo Araújo: tesoureiros.

Casa da Amizade - Presidente: Maria Regina dos Santos Kondo - Vice presidente:  Abadia Santos e Nilda Iva de Oliveira; Secretárias:  Priscila Lucy. Lima,  Beatriz Afonso; Tesoureiras: Adair e Maria; Protocolo: Leticia Figueiredo Murta e Maria Lícia de Almeida; Diretora imagem pública: Ana Maria Sivieri; Companheirismo:                                   Mara Mariano Primo.

Na mesma reunião foram apresentados os membros das 10 comissões de trabalhos. 

O Rotaract Club, formado por jovens de ambos os sexos, com idades entre 18 a 30 anos completou 50 anos de atuação mundial este ano. O primeiro clube foi fundado em 13 de março de 1968 na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. E este ano chegou a Sacramento, presidido pela jovem Karine Stefania Palhares Borges e mais dois integrantes, Carolina Alves Bonete (19) e João Pedro Linkon dos Santos Borges, que são hoje a presidente e vice-presidente e contam já com a participação de vários jovens. 

Além de Carolina e João Pedro, compõem o conselho diretor da cidade, as seguintes jovens: Ana Carolina André Ribeiro (secretária), Maria Luísa Santos Anselmo (tesoureira), Vanderson Cícero (protocolo), Pablo Idualte (Diretor de Projetos), Afam Torres (Diretor de Imagem Pública), Wendel Delgado (Desenvolvimento do Quadro Associativo) 

O objetivo do Rotaract é dar aos sócios a oportunidade de aprimorar habilidades e conhecimentos necessários ao seu desenvolvimento pessoal, contribuir ao atendimento de necessidades sociais de suas comunidades e promover a interação entre a população através da amizade e da prestação de serviços humanitários.

 Dentre suas metas, destacam-se: o desenvolvimento de aptidões profissionais e de liderança; difusão do respeito pelos direitos do próximo e promoção de padrões éticos e o mérito de toda ocupação útil; prover oportunidades para que os jovens possam dar atenção às necessidades e questões de interesse comunitário e mundial; criar oportunidades para colaboração com os Rotary Clubs patrocinadores e também motivar os jovens a se associarem a um Rotary Club no futuro. 

O grupo de jovens como os demais segmentos rotários iniciam a gestão cheios de projetos, um deles é aumentar o número de rotaractianos na cidade, e realizar trabalhos humanitários e sociais. Dentre as ações desenvolvidas pelo grupo, destacam-se o projeto de arrecadação de livros para a biblioteca da EE Carolina Maria de Jesus, durante o mês de junho, encerrada no dia 26. E, o 1º Arraiá Rotaract. 

 

Interact Club reúne cerca de 60 jovens 

O Interact reúne jovens de 12 a 18 anos para desenvolver suas habilidades de liderança e que agora, vão buscar ser inspiração, sob a presidência de Vitória Bonette Alves 16, que tem a missão de trabalhar e coordenar os cerca de 60 jovens do clube, com todo o seu vigor e entusiasmo. 

“- Estamos muito motivadas, com um conselho diretor muito bom. Nossos projetos já estão elaborados e vamos dar continuidades aos bons projetos da Ana Carolina, que está passando o cargo agora. É arregaçar as mangas e trabalhar. Estou no Interact há três anos e foram muitos projetos, eles não podem parar e nossas expectativas são grandes”, destaca lembrando que quando terminas a sua gestão já estará completando a idade de ser uma rotariana. 

“Tenho pouco mais de um ano no Interact, mas neste tempo quero ser inspiração, como pede o nosso lema. Somos cerca de 60 interactianos e gente para trabalhar não vai faltar”, diz muito otimista. 

Compõem a diretoria com Vitória, os membros: Otávio Augusto (vice-presidente), Bruna Camila e Marco Túlio (secretários), Mariana Melo e Victoria Amanda (tesoureiras), Lara Dias e Maria Cecília (protocolo), Vitor Teixeira, Antonio Claret e Eliezer Borges (Desenvolvimento de Imagem Pública), Maria Eduarda Silva e Nurian Almeida (Diretora de Projetos), Vitória Caldeira (Desenvolvimento Associativo), Melissa Coetti e Isadora Viana(finanças).