Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Desfile cívico pede justiça e paz

Edição nº 1640 - 14 de Setembro de 2018

Com a frase, “A Independência se fortalece a cada dia, com o compromisso de todos na construção de um Brasil digno, com justiça e paz”, o desfile cívico preparado pela Prefeitura da cidade teve início às 17h com a apresentação do pavilhão nacional às autoridades, em frente ao palanque oficial, feita pelo Tiro de Guerra de Araxá e Banda do 4º Batalhão de Infantaria de Uberaba, executando, sob os acordes do maestro 2º Ten Neoclides Santos, o Hino Nacional da República. 

Participaram da cerimônia de saudação à bandeira, o prefeito Wesley de Santi de Melo, presidente da Câmara, Pedro Teodoro Rodrigues e Resende, as autoridades militares, Coronel Fernando  Marcos dos Reis, comandante do 37º BPM/Araxá;   Ten Belchior dos Reis Carvalho Filho, comandante da 184ª Cia PM/Sacramento; Cap PM Josias Soares de Freitas Júnior, representando o Ten Cel Anderson Passos de Souza,  comandante do 8º  Batalhão do Corpo de Bombeiros de Uberaba;  Ten PM Eder Capoli da Silva; Subt Denner Lúcio dos Santos Rodrigues, do Tiro de Guerra de Araxá; Sarg Anilton da Silva Egídio, comandante da  Policia Militar de Meio Ambiente de Sacramento; vereadores, secretários de Governo e representantes de diversos segmentos da sociedade, entidades, e diretoras de escolas.

  A EE Cel José Afonso de Almeida abriu o desfile das escolas, seguida pelas escolas Euripedes Barsanulfo,  Tio Toffe (Apae) e apresentação do cão  Terrier Brasileiro Cacau Rastredor Brasileiro, do  Canil Serra da Canastra de Sacramento Mantrailing, cujos cães fazem parte dos projetos de terapia, busca  e resgate.

 Desfilaram ainda as escolas municipais, Naná Kubitescheck Soares (Jaguara); Sílvia Vieira; Luiz Magnabosco; Dona Maria Sant´Anna (Quenta Sol); João Cordeiro; Júlio Borges (Jaguarinha); Djalma Afonso Do Prado (Divisa); as creches municipais, Aparecida Loiola e Nildes Maria Moreira Camilo, seguidas pelas escolas estaduais,  Afonso Pena Junior; Barão da Rifaina; Carolina Maria de Jesus; Sinhana Borges. Participação ainda do Centro de Assistência Social (CAS) Padre Antônio Borges de Souza; Bethel Luz das Virtudes, com as Filhas de Jó; misses e messrs de Sacramento. Fecharam o desfile representações da Secretaria de Cultura, CAPS, Academia Viva, e por fim, o grupo de ciclistas, Galera do Pedal e o Tiro de Guerra de Araxá. 

 

A Independência precisa ser vivida intensamente... 

O prefeito Wesley de Santi  Melo foi a única autoridade a discursar na abertura do cerimonia do Desfile do 196º ano da Independência do Brasil, realizado na rua Visconde do Rio Branco, no centro da cidade. 

No seu pronunciamento, o prefeito ressaltou que, “A Independência é uma conquista que só se torna definitiva com igualdade de oportunidades, com direitos e deveres caminhando lado a lado, com respeito às leis, ao próximo, sempre na defesa da soberania nacional, utilizando-se de instrumentos que busquem a paz e o diálogo e colocando Deus sobre todas as coisas”, disse, acrescentando que a data remete a muitas reflexões. 

“- Imaginemos a história e a trajetória de tantos brasileiros que lutaram, trabalharam e defenderam nossa Pátria. Somos um povo forte, corajoso, destemido, miscigenado, altivo, pacífico, sofrido,  mas que mesmo com essas nuances e diferenças, conquistou espaço no mundo da tecnologia, da produção, da ciência, do esporte, da cultura e das artes. É certo que temos muitos problemas na gestão pública, na distribuição de renda, na saúde, na educação, na habitação, mas mesmo assim precisamos acreditar em dias melhores e buscar superação para juntos trilharmos  o caminho da paz social”.

O prefeito Wesley concluiu sua mensagem, conclamando: “A Independência precisa ser vivida intensamente para que juntos, sempre juntos, possamos conquistar todos os nossos sonhos sem exclusão, sem pobreza, sem sofrimento, num ambiente de paz, prosperidade e amor”.