O deputado federal Aelton Freitas esteve em Sacramento nessa quinta-feira 18 para uma visita ao prefeito Wesley De Santi de Melo, quando anunciou recursos de R$ 14 milhões para manutenção da BR 464, que liga Sacramento a Delfinópolis, a conhecida Estrada do Chapadão.
Falando do carinho pela cidade e da amizade que mantém com o prefeito e outras lideranças, destacou, em entrevista ao ET: “Mais que isso, graças ao trabalho em parceria com o prefeito Baguá e a diretoria do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) vimos anunciar o grande feito que está acontecendo para Sacramento, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, mas acima de tudo para a integração nacional, o passo inicial para a construção da BR 464, que liga Sacramento a Delfinópolis, passando pelo Desemboque, povoado histórico e gênese de formação de todo esse vasto sertão do que chamavam, Sertão da Farinha Podre, uma rodovia federal que vai interligar também todo o Brasil central ao Sul de Minas e região Leste.
Freitas prossegue a explicação para chegar ao ponto. “Vejam bem, eram três trechos: I, Patos de Minas/Araxá; II, Araxá/Tapira/São João Batista do Glória/Passos e, III, Passos/Guaxupé. Os trecho I e III, (Patos de Minas/Araxá e Passos/Guaxupé) ficaram prontos, mas o trecho II, (Araxá/Tapira/Delfinópolis/São João Batista do Glória), nunca foi concluído. O relevo/topografia não permitiam que essa rodovia chegasse à BR-464 e para isso o prefeito Baguá teve uma grande participação”, reconhece o deputado, afirmando:
“- Durante sua primeira gestão e mesmo depois que deixou a prefeitura, ele foi incansável para que isso acontecesse. O Dnit, então, fez todo um novo estudo, o Ministério dos Transportes autorizou e nós, conseguimos a regulamentação e a mudança do traçado da BR 146, colocando-a sobre a BR 464 (Sacramento/Delfinópolis). Isto é, com o novo traçado, já aprovado, a BR-146, terá o traçado, Patos de Minas/Araxá/Sacramento, onde se sobrepõe à BR 464, que inicia em Sacramento, passa pelo Desemboque e prossegue até Delfinópolis, São João Batista do Glória e Passos.
“Ou seja, o projeto jogou uma rodovia sobre a outra e com isso a BR 464, que nunca existiu a não ser no papel, se tornará realidade. Ela estava no mapa do Dnit, mas não existia. Mas agora, não, graças a esse trabalho nosso e do Baguá ela hoje é uma realidade, passando de rodovia planejada para rodovia implantada, e com isso deixa de ser responsabilidade desses municípios que ela serve para ser responsabilidade do Dnit”.
Dnit já está fazendo a manutenção da estrada
De acordo com o deputado Aelton, o Dnit já conseguiu recursos da ordem de R$ 14 milhões, para a manutenção da estrada por dois anos. “Isso dá cerca de R$ 600 mil por mês já com empresa contratada fazendo a manutenção. E, se não estiver fazendo bem feito, basta que denuncie ao Dnit de Minas Gerais”, alertou, explicando o serviço que será feito.
“- Essa manutenção consiste em deixar a rodovia transitável durante todo o ano, cascalhar pontos críticos, construir e reformar pontes e mata burros onde houver. Ou seja, ela deixa de ser um ônus para os municípios. Enquanto ela não for construída, o município só tem que cobrar e não fazer mais nada nessa estrada”, esclarece, salientando que a BR 464 continuará como rodovia implantada em 2018, por não ter orçamento previsto para a construção.
Na visão do deputado, a partir de 2019, a bancada dos deputados da região vai colocar um bom recurso para iniciarem as obras. “Ambas as cidades agora insistem que as obras iniciem do seu lado. Quem sabe ela comece nas duas pontas, com metade da verba faz daqui pra lá a outra metade de lá pra cá, e ela se encontra no meio”, brinca Aeltom, destacando que essa é uma parceria que deu certo e será a maior linha de desenvolvimento que a região e Sacramento terão.
O prefeito Wesley informa que a empresa Ápia, vencedora da licitação do Dnit, já está trabalhando no município, na manutenção dos 98 Km que ligam as duas cidades. “Eles já estão instalados na Sete Voltas, no prédio da antiga escola e já começaram a reparar os pontos críticos de Delfinópolis pra cá, porque lá a situação estava pior”.
Rodovia será de integração nacional
Para o deputado Aelton, “Sacramento terá duas histórias, antes e depois da BR-464, porque ela será uma rodovia de integração nacional que, além de ligar o Triângulo Mineiro ao sul de Minas, ligará ao norte e centro-oeste do país, norte de São Paulo e ao sul do Rio de Janeiro. Ou seja, essa rodovia, será o caminho mais perto para quem sair de Cuiabá com destino ao Rio de Janeiro. E mais, essa será uma rodovia turística, além de beneficiar todo o transporte, por isso só tenho que parabenizar Baguá, por ter acreditado e trabalhado com tanto empenho para que isso se tornasse realidade”. De acordo com Aelton a sua próxima visita a Sacramento, será com o superintendente estadual do Dnit e outro diretores de departamento para uma audiência pública para dar conhecimento a todos em cima de documentos, garantindo que a BR 464 agora é uma rodovia federal.