Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cuidar da saúde é um dever de todos

Edição nº 1652 - 07 de Dezembro de 2018

Além do projeto Fila Zero, a Secretaria de Saúde está desenvolvendo também o projeto Cara Limpa, que faz parte do programa Saúde em Foco. Com a participação da médica, Raísa Resende, que proferiu palestra sobre o tema, 'Saúde do Adolescente e Participação da Família', o Cara Limpa esteve presente na Feira de Ciências da EE Sinhana Borges, onde as enfermeiras, Silma Domingos e Margareth Miranda desenvolveram atividades de aferição de pressão arterial, medição de glicose, educação em saúde sobre o tema “Dengue” e temas relacionados a qualidade de vida.

 Ainda dentro do programa, neste domingo 9, no Poliesportivo do Perpétuo Socorro, sob a coordenação do pessoal das secretarias de Saúde e Cultura, acontece o evento, Hora do Rap, das 13 às 20 horas. O evento, adianta o secretário Reginaldo Afonso dos Santos, é fruto de uma parceria entre as secretarias e a presidenta da Associação Comunitária Perpétuo Socorro, Izabel Cristina Pansani, com o poio dos voluntários, Denis Balduíno, Eliana Garcia Vilas Boas e o educador em Saúde e mobilizador social, Bergson dos Santos, o 'exterminador de mosquito' da cidade, que alerta: 

“- Não podemos perder tempo, especialmente neste tempo de chuva não podemos nos decuidar. Para isso, estamos visitando as unidades de saúde, alertando os pacientes que estão aguardando atendimento médico, na sala de espera, sobre a importância da Mobilização Popular contra a Dengue. Cuidar da saúde é um dever de todos!”. 


Novembro Azul

Novembro é o mês da saúde do homem, especificamente o câncer de próstata, Denominado de Novembro Azul em todo o país, em Sacramento o mês não passou em branco. 

Duas palestras descontraídas com os médicos, Cristiano Arantes e Amarilis Basílio, e equipe do Programa Saúde em Casa das UBSs do Cajuru e Perpétuo Socorro levou orientações aos homens sobre o assunto, através de uma dinâmica pra lá de especial, com perguntas e respostas sobre o tema. Os funcionários faziam perguntas para os participantes e para as respostas erradas, uma “Torta na Cara” era garantida. Todos os participantes se divertiram e elogiaram a equipe pela dinamicidade para ensinar.

 

Diabetes e HIV são coisas sérias 

Uma parceria entre a Secretaria de Saúde e o setor produtivo levou às empresas, Sak's/Café Marques da Costa,  Meningote, Artminas e  Café Crema, as enfermeiras Eloisa Lima, Nathalia de Melo Servato e Mariana Almeida de Oliveira, para uma atividade de prevenção do diabetes e teste rápido de HIV. De acordo com a Secretaria, todos os trabalhadores participaram de palestra educativa e realizaram a medição de glicose e o  teste rápido para HIV.