Os moradores da Cohab ganharam a sua Academia ao Ar Livre, em solenidade realizada na manhã do dia 24, aniversário da cidade. Estavam presentes moradores do bairro, vereadores, secretários de governo, o presidente da Associação Comunitária, José Humberto Rodrigues Tavares, e familiares do saudoso José Vitoriano de Souza, que dá nome à Academia, a esposa Lázara Madalena Batista de Souza e os filhos Daniela Cristina, Marcelo e Marcos Ricardo, que descerraram a placa com o prefeito Wesley De Santi de Melo, o vice-prefeito Osmar Trevisan Júnior e o presidente da Câmara Pedro Teodoro Rodrigues de Rezende.
“- O Estado passa por dificuldades, tem dívidas com os municípios, mas nós estamos fazendo o possível para não deixa faltar nada para a população sacramentana. E numa data tão bonita, de 198 anos de história de nosso município, temos que parabenizar a todos aqueles que ajudaram a construir esta cidade, como o fizeram os moradores do Residencial Cajuru, e entregar-lhes uma Academia ao Ar Livre”, disse o prefeito Wesley De Santi de Melo ao saudar os moradores presentes, fazendo memória ao patrono da obra, José Vitoriano.
“- Tive a felicidade de conhecê-lo, o Zé da Aftosa, o Zé Gordo, O Zé do IESA, homem simples, trabalhador, um homem, amigo de todos, bom pai de família, um homem que soube conquistar o seu espaço só deixando bons exemplos. Por isso parabenizo a família com esta homenagem ao dar o seu nome à Academia, que foi construída atendendo pedido do bairro, dos presidentes da associação e do vereador Pedro Teodoro. Hoje vocês têm a sua Academia, vocês merecem”.
O presidente da Câmara, Pedro Teodoro Rodrigues de Rezende também deixou a sua mensagem, enaltecendo os moradores e a justa homenagem a José Vitoriano.
Quem foi José Vitoriano
José Vitoriano de Souza, conhecido como Zé Gordo, Zé do IESA, Zé do IMA, era natural de Tapira. Ali cresceu com os irmãos Marieta, Osvaldo e Adelaide. Seu pai, Valdomiro era professor em São Roque e com ele José aprendeu o básico, português e matemática e aos 16 anos foi lecionar para os primos na fazenda Palmeiras, de seu tio Cesário, onde permaneceu até os 23 anos, ensinando, além dos primos, também muitas pessoas da região.
Deixando a fazenda, José veio para Sacramento, trabalhando com a venda de queijos. Dez anos depois, em 1971, foi aprovado no concurso do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária, órgão do Governo estadual, na época denominado IESA, função que ocupou com dedicação e esforço até o fim de sua vida.
Em 1973, casou-se com costureira Lázara Madalena Batista Borges, com quem teve os filhos Daniela, Marcelo e Marcos e devido às exigências, precisava de um diploma de segundo grau e José não pensou duas vezes, voltou aos bancos escolares até concluir o cursos Técnico de Contabilidade em 1982.
José, além de muito trabalhador, foi um homem de conduta ilibada, correto em todos os sentidos da vida. Pai presente e amigo, marido companheiro, que apesar das horas extras no trabalho para ajudar no orçamento da casa, estava sempre pronto a ajudar nas atividades do lar e aos filhos nas tarefas escolares e sempre incentivou os filhos a estudar.
José era um leitor nato. Tinha coleções de livros e jornais sempre à vista, mantinha-se sempre muito bem informado e sempre dizia aos filhos, “Conhecimento é o único bem que ninguém nos tira”. José Vitoriano de Souza morreu no da 8/4/2002, aos 65 anos, após submeter-se a uma cirurgia.
Coube ao filho Marcos Ricardo a mensagem de agradecimento pela homenagem ao pai. “As lembranças de nosso pai estão sempre presentes em nossas vidas pelos exemplos maravilhosos e lições de vida que ele nos deixou. Recebemos com emoção esta homenagem agradecendo ao prefeito Wesley, à Câmara Municipal, na pessoa de Dr. Pedro, que aprovou o projeto. Enfim, para nós é uma grande homenagem e só temos que agradecer. Somos uns dos primeiros moradores. Eu nasci aqui, fui criado e cresci aqui na Cohab com meus irmãos. Somos muito gratos por esse reconhecimento ao nosso pai”.
O presidente da Associação do Bairro Cohab, José Humberto Rodrigues Tavares agradeceu ao prefeito pela benfeitoria. “Estamos muito felizes com essa homenagem a José Vitoriano e por termos agora uma Academia ao Ar Livre. Nós que moramos aqui lutamos muito para trazer melhorias para o bairro mas, de torrãozinho em torrãozinho vamos construindo. Agradecemos muito ao prefeito e ao Marino Lobato, que sempre está aqui cuidando da limpeza. E com isso, nós, moradores, saímos ganhando, então peço palmas ao nosso prefeito e ao nosso vice como o nosso reconhecimento”.