Edição nº 1633 - 27 de Julho de 2018
O Ginásio de Esportes Marquezinho foi palco da abertura da primeira fase dos Jogos do Interior de Minas, na noite dessa quarta-feira 24, com a apresentação de 18 delegações das regiões, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba: Araguari, Arapoã, Araxá, Arinos, Campo Florido, Campos Altos, Capinópolis, Chapada Gaúcha, Coromandel, Ibiá, Monte Carmelo, Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio, Perdizes, Uberaba, Uberlândia e Veríssimo, além da cidade sede. Apenas os campeões de cada modalidade ficam classificados para a etapa regional, em Formiga, que será realizada entre os dias 10 e 14 de outubro.
Dois mil atletas disputam quatro modalidades
Nesta etapa microrregional, que se estende de 24 a 28 de julho, estão sendo disputadas as modalidades, basquete, futsal, handebol e voleibol, nas categorias masculino e feminino. Sacramento participa com 117 atletas de todas as modalidades, exceto basquete feminino. De acordo com os organizadores passam esta semana por Sacramento quase 2 mil atletas e membros das comissões técnicas. A delegação de Patos de Minas recebeu troféu como cidade que trouxe o maior número de atletas para a competição.
A abertura dos Jogos na noite da quarta-feira, no Ginásio Marquezinho contou com a presença da Diretora de Eventos Esportivos e de Incentivo ao Desporto Educacional, da Secretaria de Estado de Esportes, Fernanda Batista; do prefeito Wesley De Santi de Melo, vice- prefeito, Osmar Trevisan Júnior, presidente da Câmara, Pedro Teodoro Rodrigues de Resende, vereadores, secretários de governo, dentre outros, que assistiram à entrada das delegações e um show apresentado por um grupo de dança.
Após a execução dos hinos, Nacional da República e Oficial de Sacramento, executados pela Banda Lira do Borá, sob a regência do maestro Guilherme Cassabian, o atleta sacramentano, Leandro Alexandre Ferreira (Lê) conduziu a tocha simbólica até passá-la à atleta Carolina Ferraz, sacramentana que luta karate, que recebeu a honra de acender a pira olímpica. A jovem Lorena Vitória, atleta do futsal fez o juramento acompanhada pelos atletas presentes. E a atleta Sarah Barros, representando os atletas inscritos, foi homenageada pelo prefeito Wesley De Santi.
Congraçamento e união
O prefeito Wesley, principal anfitrião dos Jogos, em entrevista ao ET, comemorou o evento como um espaço de congraçamento e união entre os jovens. “Como os cinco círculos olímpicos representam, nos Jogos Olímpicos, a união dos continentes, aqui esses jovens de 19 cidades também se unem em prol do esporte”, reconheceu, cumprimentando e agradecendo a todos os atletas presentes, à representante da Secretaria de Esportes do Estado, Fernando Batista, autoridades, diretoras que cederam as escolas para servir de alojamento e ao público presente, expressando sua alegria pelo fato da cidade ter sido sorteada para sediar o evento.
“- Recebemos a notícia com alegria. Para esse evento, procuramos oferecer a melhor infraestrutura, revitalizamos as quadras para melhor desempenho nos jogos e quem ganha com isso é a nossa cidade, porque esses atletas passeiam, consomem, sem contar que a população tem cinco dias de entretenimento esportivo. Bem como estamos mostrando o trabalho que estamos desenvolvendo em várias modalidades esportivas trazendo para os jogos mais de 100 atletas”, afirmou.
De acordo com o prefeito, seu governo vai continuar investindo no esporte. “Os jovens sempre se espelham em alguém e, para darmos continuidade ao trabalho esportivo na cidade, temos que promover ações como sediar o JIMI, como a implantação da Escola de Vôlei, trazendo a Profa. Maria Bethânia, isto é, temos que investir e, investir no esporte é investir na pessoa. Estamos plantando a prática do esporte na cidade, por acreditarmos ser o esporte um formador de caráter, formador de pessoas éticas, disciplinadas, engajadas, é disso que nossa sociedade precisa”.
Também discursaram dando as boas-vindas aos atletas, o secretário de Esportes, Márcio Luiz de Freitas, e o presidente da Câmara, Pedro Theodoro Rodrigues de Rezende.