Autoridades e empresários, atendendo convite do Conselho de Defesa Social de Sacramento (CDSS) e da Net Tell Sistema de Comunicação, participaram de uma reunião na sede 184ª Cia PM, na manhã dessa terça-feira 7, para receber informações detalhadas sobre o funcionamento do sistema de videomonitoramento (monitoramento de segurança através de vídeos gravados por câmaras) implantado na cidade, que começou a funcionar nesta quarta-feira 8.
De acordo com o presidente do CDSS, Onézio Francisco Cruvinel, o intuito foi mostrar às autoridades e aos representantes dos diversos segmentos sociais do município como será o funcionamento do sistema, com o objetivo de buscar mais parceiros para o aumento das câmeras na cidade. O sistema implantado foi montado para comportar 64 câmaras em funcionamento contínuo.
“- É muito importante este primeiro momento, mostrando como será o funcionamento, e a abrangência inicial das 12 câmeras implantadas nas principais vias públicas da cidade, privilegiando alguns pontos mais críticos e, a partir daí, buscarmos novas parcerias para aumentar a cobertura em toda a cidade”, justifica o presidente.
O CDSS é o gestor do monitoramento, conforme explica Onézio. “A gestão do monitoramento na cidade, que é interligado ao sistema da Polícia Militar (PM) está a cargo do Conselho que, em parceria com a Prefeitura, contratou uma empresa especializada, a Net Tell, para a implantação do sistema. A Prefeitura está pagando as primeiras 12 câmeras e nos auxiliou na construção da infraestrutura para a sua instalação. Ou seja, nós fizemos uma parceria com o município e agora vamos buscar parceiros para ampliar a cobertura desse monitoramento”, explica, destacando que o monitoramento será feito por operadores contratados e treinados pela NET Tell e fiscalizados pela Polícia Militar.
Prefeito Wesley: ‘Demos o pontapé inicial’
O prefeito Wesley De Santi de Mello falou ao ET após a reunião, destacando a importância da assinatura daquele convênio. “Estamos muito empenhados para que o sistema entre em funcionamento o mais rápido possível. Pelo convênio, após a implantação e funcionamento do sistema, a Prefeitura continua cumprindo sua parte no pagamento dos operadores e na manutenção do sistema através da Net Tel, no valor de R$ 20 mil mensais, o que na verdade, não é um custo, mas um investimento”, destacou.
Lembrando que o projeto de monitoramento da cidade através de câmaras de vídeo foi um de seus compromissos de campanha, o prefeito ressaltou a sua importância para a segurança da cidade. Infelizmente, a violência vem crescendo e ela chega, na maioria das vezes, de carro e das cidades vizinhas. A partir de agora, a PM terá um recurso a mais nas suas ações de policiamento ostensivo da cidade, pois qualquer veículo que aà cidade, terá a sua legalidade verificada através da leitura da placa, identificando, imediatamente, sua procedência”, explicou.
Wesley finalizou, falando aos empresários presentes que, conforme ficou definido na primeira reunião que se decidiu pela implantação do sistema, a Prefeitura daria o pontapé inicial com a instalação das primeiras 12 câmaras. “Fizemos nossa parte, cabe agora à sociedade atuar na contrapartida”, lembrou, informando que algumas empresas já se prontificaram na parceria.
Ten. Carvalho: ‘Ganho significativo para a segurança’