Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cidade ganha mais segurança com videomonitoramento

Edição nº 1635 - 10 de Agosto de 2018

Autoridades e empresários, atendendo convite do Conselho de Defesa Social de Sacramento (CDSS) e da Net Tell Sistema de Comunicação, participaram de uma reunião na sede 184ª Cia PM, na manhã dessa terça-feira 7, para receber informações detalhadas sobre o funcionamento do sistema de videomonitoramento (monitoramento de segurança através de vídeos gravados por câmaras) implantado na cidade, que começou a funcionar nesta quarta-feira 8.

  De acordo com o presidente do CDSS, Onézio Francisco Cruvinel, o intuito foi mostrar às autoridades e aos representantes dos diversos segmentos sociais do município como será o funcionamento do sistema, com o objetivo de buscar mais parceiros para o aumento das câmeras na cidade. O sistema implantado foi montado para comportar 64 câmaras em funcionamento contínuo.

“- É muito importante este primeiro momento, mostrando como será o funcionamento, e a abrangência inicial das 12 câmeras implantadas nas principais vias públicas da cidade, privilegiando alguns pontos mais críticos e, a partir daí, buscarmos   novas parcerias para aumentar a cobertura em toda a cidade”, justifica o presidente.

   O CDSS é o gestor do monitoramento, conforme explica Onézio. “A gestão do monitoramento na cidade, que é interligado ao sistema da Polícia Militar (PM) está a cargo do Conselho que, em parceria com a Prefeitura, contratou uma empresa especializada, a Net Tell, para a implantação do sistema.  A Prefeitura está pagando as primeiras 12 câmeras e nos auxiliou na construção da infraestrutura para a sua instalação. Ou seja, nós fizemos uma parceria com o município e agora vamos buscar parceiros para ampliar a cobertura desse monitoramento”, explica, destacando que o monitoramento será feito por operadores contratados e treinados pela NET Tell e fiscalizados pela Polícia Militar.  

 

Prefeito Wesley: ‘Demos o pontapé inicial’

O prefeito Wesley De Santi de Mello falou ao ET após a reunião, destacando a importância da assinatura daquele convênio. “Estamos muito empenhados para que o sistema entre em funcionamento o mais rápido possível. Pelo convênio, após a implantação e funcionamento do sistema, a Prefeitura continua cumprindo sua parte no pagamento dos operadores e na manutenção do sistema através da Net Tel, no valor de R$ 20 mil mensais, o que na verdade, não é um custo, mas um investimento”, destacou.

Lembrando que o projeto de monitoramento da cidade através de câmaras de vídeo foi um de seus compromissos de campanha, o prefeito ressaltou a sua importância para a segurança da cidade. Infelizmente, a violência vem crescendo e ela chega, na maioria das vezes, de carro e das cidades vizinhas. A partir de agora, a PM terá um recurso a mais nas suas ações de policiamento ostensivo da cidade, pois qualquer veículo que aà cidade, terá a sua legalidade verificada através da leitura da placa, identificando, imediatamente, sua procedência”, explicou. 

Wesley finalizou, falando aos empresários presentes que, conforme ficou definido na primeira reunião que se decidiu pela implantação do sistema, a Prefeitura daria o pontapé inicial com a instalação das primeiras 12 câmaras. “Fizemos nossa parte, cabe agora à sociedade atuar na contrapartida”, lembrou, informando que algumas empresas já se prontificaram na parceria. 

 

Ten. Carvalho: ‘Ganho significativo para a segurança’

Informando que os equipamentos instalados são de altíssima qualidade, oferecendo uma nitidez de imagem muito eficiente, o comandante da 184ª Cia PM, Ten. Belchior Carvalho, em entrevista ao ET, afirmou que o sistema de monitoramento implantado foi um ganho significativo para a segurança da cidade. 
“- As câmeras foram instaladas em pontos estratégicos da cidade, obedecendo às normas técnicas de altura, sem prejudicar o trânsito e para funcionar 24 horas por dia. Por isso, chamamos a atenção dos motoristas para que fiquem alertas a partir do funcionamento do sistema”, afirmou Ten. Carvalho, comandante da 184ª Cia da PM local, observando que o trabalho de vigilância continua normalmente e ampliado para outros setores da cidade. “Em momento algum haverá redução do efetivo nas ruas, aliás, com o monitoramento por câmeras em 12 pontos diferentes, vamos poder  leva nossos policiais  para outros pontos da cidade”.
Outra observação de Ten. Carvalho é sobre o sigilo das imagens. “As imagens gravadas são amparadas por um rigoroso protocolo de sigilo, então, elas só poderão ser utilizadas para fins jurídicos, como provas em determinados processos e isso só poderá ser feito pela Polícia Civil num inquérito ou através de requerimento de advogado constituído  em ação judicial já iniciada”. 
Guilherme Borges de Rezende, da Net Tell, responsável pela instalação do sistema, explica que o sistema é semelhante ao das cidades vizinhas, porém com uma inovação, importante, a leitura de placas (LPR). 
“- A sala de monitoramento instalada na sede da 184ª Cia PM, funciona com seis TVS programadas para abrir até 64 mosaicos, isto é, pequenas telas com as imagens correspondentes às câmaras de vídeo instaladas na cidade. Na bancada, de frente para as TVs, mais três monitores com teclado para os operadores. Como o monitoramento será de 24 horas, a sala suporta até três operadores por turno. Incialmente, com 11 câmaras, vamos operar com dois profissionais”.
Allyson Batista de Souza, da área de gestão operacional de Segurança Pública e responsável pela montagem de todo o sistema, completou, informando que o sistema pode estar operando em uma semana. “Estou trabalhando na implantação do sistema desde a infraestrutura inicial. Trata-se de um dos sistemas mais completos no Brasil em relação a informações e complementos”, avaliou, informando que o monitoramento inicia logo após o treinamento dos operadores. 
Sobre o sistema LPR (leitura de placas integrada ao sistema da PM), destaca Allyson que Sacramento é pioneira na região. “É o sistema mais ficiente no mercado hoje, montamos aqui uma das salas mais modernas em questão de tecnologias, câmeras, inclusive uma delas, da Hikvision, que é lançamento e alcança 2,5km, novidade no Brasil e que está sendo testada agora”, explica, destacando a visita de um grupo de técnicos da empresa, no Brasil, com sede em Curitiba (PR) para ver o equipamento instalado em frente ao Quartel da Polícia”, finalizou.