Cerca de 100 catadores de recicláveis e as crianças do projeto InterAgir e alunos da Escola Sinhana Borges participaram do I Encontro de Catadores de Recicláveis de Sacramento, nessa terça-feira 2, para discutir alternativas e ações diversas em relação à organização em cooperativa; sobre os resíduos sólidos propriamente ditos e, ainda participação de uma Oficina de Educação Popular.
A professora doutora em Serviço Social, Daniela Nespolli, da UNESP, pesquisadora da vida de Carolina Maria de Jesus enquanto catadora, proferiu palestra de abertura do encontro abordando o tema, '
A catação na história de Carolina Maria de Jesus', momento que contou com a presença dos alunos da EE Sinhana Borges, seguida das seguintes palestras:
- José Eustáquio, presidente da COOPERU (Cooperativa de reciclado de Uberaba) abordou o tema, 'A Organização dos catadores no contexto nacional conquista e desafios'.
- Mauro Cristiano, mestre em Geografia, pesquisador e doutorando em Materiais Reciclados pela UFU, falou sobre Políticas de resíduos sólidos: Conquista e desafio da coleta seletiva no cenário nacional e estadual.
- Rita de Cassia Lopes de Oliveira Mendes, doutora em Serviço Social e coordenadora do PETI da UFTM, autora do livro, 'O social e o ambiental na lógica do capitalismo', ministrou oficina de Educação Popular.
- O catador Vilmar Nunes falou aos presentes sobre sua vida de catador de recicláveis e como cresceu e sobreviveu nessa atividade.
O encontro, de profundo conteúdo, que recebeu uma aprovação unânime dos participantes e dos organizadores do evento, com vastos elogios, encerrou com uma visita dos palestrantes ao reciclado de Sacramento.