Edição nº 1639 - 7 de Setembro de 2018
A Câmara Municipal de Sacramento outorgou, em sessão solene especial, realizada no Paço Municipal, na noite de 31 de agosto, o Título de Cidadania Horária a nove personalidades da cidade. O Título de Cidadania foi entregue a Ana Maria Gonçalves Silva, Antônio Cândido Lopes, José Henrique da Silva, Maria Imaculada Mota Silva, Osvaldo Luís Pereira, Pe. Antônio Carlos Santos (recebeu o Título em outra ocasião), Thiago Wilson Rodrigues, Vilson Sardinha e Wilson Agari. A Comenda do Mérito Legislativo, outra importante homenagem criada pelo Poder Legislativo, também foi outorgada na mesma sessão solene a outras nove pessoas que se destacaram na cidade pelos seus relevantes trabalhos. São elas, Abiner Ferreira Gomide, Elvécio Zago Ribeiro, Esdra Inácio Alves, Joana Rosa da Cunha, José Maria Sobrinho (justificou ausência) José Sebastião de Rezende, Marlene de Souza Félix, Méri Lúcia da Silva Rodrigues e Pedro Francisco da Silva.
Os novos filhos de Sacramento
O Título de Cidadania Honorária é o mais alto galardão destinado a distinguir personalidades que pelo prestígio ou por laços em prol da comunidade, eleva o nome da cidade aos mais altos patamares, seja pelos favores que tem feito ou proporcionando progresso e justiça social local.
Ana Maria Gonçalves Silva, natural de Campina Verde, filha de Josefa de Freitas da Silva Gonçalves e de José Aparício Gonçalves, é professora no município de Sacramento, exercendo com esmero a função de educadora. Casada com o também homenageado, José Henrique da Silva, a Profa. Ana Maria é mãe de dois filhos, Vinícius e Joanilha. Foi homenageada pelo vereador Maurício Alves Rodrigues.
Antônio Cândido Lopes (Candinho), exímio pedreiro, foi homenageado pelo vereador Leandro Roberto de Araújo. Nascido em S. Roque de Minas, nos contrafortes da serra da Canastra, é um amante da corrida, esporte que pratica três vezes por semana, percorrendo em média de 10 a 15km por dia de treinamento e se orgulha de seu quadro de troféus e medalhas conquistadas. Candinho é casado com Sônia, pais de dois filhos.
José Henrique da Silva, natural de Campina Verde, há anos adotou Sacramento como sua terra e atualmente trabalha como operador de máquinas na Prefeitura. Servidor de extrema competência, extrovertido e alegre é conhecido entre os colegas como Macarrão. José Henrique é casado com Ana Maria, também homenageada da noite. Foi homenageado pelo vereador Luster Fernandes.
Maria Imaculada Mota Silva, homenageada pelo vereador Pedro Teodoro Rodrigues de Rezende, nasceu em Iraí de Minas. Chegando a Sacramento em 1980 com o marido, Wilson Júlio da Silva, aqui fez sua história de vida e de trabalho como funcionária da saúde aposentada, membro da Comunidade Católica São Brás, voluntária da APAS, dentre outras. Viúva, Maria é mãe de três filhos Tatiane, Adriano e Mariane.
Oswaldo Luiz Pereira, homenageado pelo vereador Matheus Fonseca Bizinoto, é natural de Assis (SP). Mudou-se para Sacramento em 1996 para trabalhar na formação de uma fazenda do amigo, Roberto Flores Silveira e aqui fincou pé. No ano seguinte fundou em sociedade com sua mãe, Alice, a empresa Esfera Rolamentos e Peças. Osvaldo é pai de três filhos, Lucas, Nayara e Tábata.
Thiago Wilson Rodrigues nasceu em Igarapava (SP), no lar de Sônia Cristina Barbosa Rodrigues e de José Wilson Rodrigues. Casado com Ana Flávia Santos, pais de Teodoro e aguardando a chegada de Isadora. Thiago é empresário no ramo do comércio, proprietário da Loja de Utilidades Super 10. Foi homenageado pelo vereador Marcos dos Santos Pires.
Vilson Sardinha, que recebeu homenagem do vereador Edmilson de Souza Peres, nasceu em Araxá. Sardinha, como é conhecido pelos colegas e alunos, é professor de Educação Física, na rede municipal de ensino em Sacramento há cerca de 15 anos. Vilson Sardinha é casado com Neile Ane Reis Leite Sardinha, pais de Larissa Manuela, de três anos.
Wilson Agari é natural de São Paulo, mas há anos adotou Sacramento, depois de descobri-la como terra de Eurípedes, nas suas primeiras excursões a Uberaba. A partir daí passou a incluir Sacramento nos roteiros das excursões que organiza mensalmente, até os dias atuais. Wilson é casado com Rosali Leite Agari, pais de três filhas. Wilson recebeu a homenagem do vereador Luiz Devós.
Os novos comendadores...
A Comenda da Ordem do Mérito Legislativo, depois do título de cidadania, é a mais alta homenagem do Poder Legislativo de Sacramento, criada em 1999, pela então presidente da Câmara, vereadora Ivone Regina Silva, e que, em 2006, através de projeto do então vereador, Aristócles Borges da Mata, recebeu o nome do médico e ex-prefeito da cidade, Clemente Vieira de Araújo. Segundo sua criadora, a advogada Ivone Regina, a honraria foi criada por justiça aos cidadãos que trabalham incessantemente para o desenvolvimento da cidade doando seu tempo, talento e conhecimentos em prol do engrandecimento da nossa terra.
Abiner Ferreira Gomide, (Pedro Teodoro Rodrigues de Resende), sacramentano casado com Maria Aparecida Bianchi, pais de três filhos, Marcelo, Patrícia e Thales e cinco netos. Abiner faz a diferença, figura como o barbeiro mais antigo da cidade, exercendo a profissão há mais de 60 anos e há mais de 50 é membro ativo da Loja Maçônica General Sodré.
Elvécio Zago Ribeiro, (Luster Fernandes), sacramentano, filho de Inez Zago Ribeiro e Nivaldo Ribeiro de Moraes, de saudosas memorias, é empresário em sociedade com o irmão na Lanchonete Branco´s Bar, ponto de parada para quem está no centro da cidade. Casado com Carmen Lúcia Stival Ribeiro, pais de Frabrício e avós de duas netas.
Esdra Inácio Alves, (Henrique Spirandeli de Andrade), sacramentana, filha de Eurípedes Alves e Maria Divina Inácia Alves, é servidora pública municipal há dez anos, por concurso público, tempo suficiente para aperfeiçoar conhecimentos e de oportunidade de crescer individual e profissionalmente. Competente servidora que trabalha no setor jurídico do Centro Administrativo.
Joana Rosa da Cunha,(Leandro Roberto de Araújo), sacramentana, nascida na fazenda Juca e Bicas, na região de Desemboque, é filha de José Vitoriano de Paula e de Joana Rosa de Resende. É casada com Cirilo Leite da Cunha, pais de 11 filhos. Hoje aos 80 anos, Joana além de 26 netos e dez bisnetos, tem uma rica história de vida rural.
José Sebastião de Rezende - Zé Nicolau (Edmilson de Souza Peres), é sacramentano, nascido na fazenda Caxambu, filho de Maria Jerônima de Jesus e de Sebastião Garcia de Souza é um dos grandes devotos de Santos Reis e apoiador da festa, que ajudou a fundar com Polaco e Jair Ferreira. Zé Nicolau é casado com Maria Lázara, pais de dez filhos.
Marlene de Souza Félix (Maurício Alves Rodrigues), sacramentana, nasceu na fazenda Borá, no lar de Altamiro Gonçalves de Souza (in memorian) e de Leosina Maria de Souza. Marlene é casada com Joaquim Félix, pais de quatro filhos. Ministra da Eucaristia, é voluntária da paróquia, creches, institutos nas quermesses com seus famosos quitutes.
Méri Lúcia da Silva Rodrigues (Luiz Devós), natural de Abadia dos Dourados (MG) e sacramentana por título, é cada com o médico Fernando Fernandes Rodrigues, pais de dois filhos. Exemplo de voluntarismo, na Casa da Amizade, na Fraternidade Feminina da Loja Maçônica Acácia do Borá e, mais recentemente, nas reformas da Santa Casa.
Pedro Francisco da Silva (Marcos dos Santos Pires), sacramentano, filho de Joaquim da Silva e de Sebastiana Maria da Silva é casado com Cimara Florêncio Silva, pais de dois filhos. Pedro fez a vida no ramo da construção civil, atividade que iniciou aos 12 anos e aos 21 já era construtor e é o responsável por muitas obras na cidade.
“Expressar nossa gratidão é nosso dever como cidadãos...
Finda a entregas das homenagens, os vereadores saudaram seus homenageados.
O presidente da Casa Legislativa, vereador Pedro Teodoro na sua mensagem a todos os homenageados, ressaltou: “Numa sociedade carente de valores morais e de bondade, quando nos deparamos com pessoas iluminadas, das mais diferentes matizes ou profissões, devemos exaltar suas qualidades, para que sirvam de exemplo para todos nós”, e dirigindo-se aos seus homenageados, destacou: Abiner Gomide e Maria Imaculada com seus trabalhos e voluntarismos, por onde passaram e passam sempre angariam o respeito, o reconhecimento e a amizade de todos”.
Edmilson Peres é o autor das homenagens ao professor Vilson Sardinha e José Sebastião de Rezende (Zé Nicolau) que os saudou, dizendo: “Vilson, por estar aqui há 15 anos ajudando nossas crianças e adolescentes a importância da prática do esporte, pelo seu caráter íntegro, ilibado, hoje você se torna um cidadão de Sacramento, em reconhecimento aos serviços prestados ao nosso povo. Sr. Zé Nicolau, pelo seu trabalho, por ajudar a preservar nossas tradições e costumes, em reconhecimento ao rico legado que nos prepara, o senhor recebe a nossa maior honraria, a Comenda do Mérito Legislativo”.
Henrique Spirandelli de Andrade homenageou no dia 15 de agosto, o pároco da Matriz de Nossa Senhora D´Abadia, padre Antônio Carlos Santos e na saudação à funcionária pública municipal, Esdra Inácia Alves, sobrelevou “sua grandeza de caráter, sua dedicação, sua transparência e o respeito com o cidadão e com os outros servidores são suas marcas registradas, por isso muito me honra poder outorgar-lhe a Comenda do Mérito Legislativo”.
Leandro Roberto de Araújo homenageou o atleta Antônio Cândido Lopes e a senhora Joana Rosa da Cunha salientando: “Candinho, você procurou batalhar por aquilo que acredita, jamais deixando situações intempestivas sucumbirem a essência daquele menino simples que saiu do campo para a cidade. E dona Joana, que desde menina ajudava seus pais nos afazeres da fazenda, campeando gado, costurando tecendo, cuidando de seus irmãos, também se envolvia com a comunidade católica, ajudava sempre no que podia. Foi uma mulher do trabalho, da religião, do lar, do marido, filhos e hoje aos 80 anos goza de uma vida saudável e feliz”.
Luiz Devós, autor das homenagens a Meri Lúcia Silva Rodrigues e Wilson Agari, saudou-os enumerando seus feitos que não são poucos. Ela, no voluntarismo, ele no Espiritismo: “Méri, pessoas meiga, gentil e atenciosa com um coração de tamanha bondade que tem como lema a servidão ao próximo; assim como Wilson nas suas excursões a Sacramento, nesses 25 anos, nunca vieram de mãos vazias...”
Luster Fernandes na saudação a seus homenageados José Henrique da Silva e Elvécio Zago Ribeiro, frisou: “Cidadãos exemplares, pais de família, pessoas que militam no bem, na justiça, na honestidade e engrandecem a nossa cidade. Que fique registrado nos anais desta casa esse reconhecimento público”.
Marcos dos Santos Pires homenageou os empresários Thiago Wilson Rodrigues, do comércio, e Pedro Francisco da Silva, da construção civil: “Vocês se destacaram em nossa cidade, não apenas por gerar empregos a várias pessoas e arrecadar impostos, mas, principalmente, por serem pessoas extremamente humanas e isso faz a diferença. Se muitos de nossos governantes se espelhassem em exemplo de pessoas como vocês, as nossas leis seriam mais justas e teríamos um país muito melhor”
Matheus Fonseca Bizinoto homenageou o empresário Oswaldo Luís Pereira, ressaltando a sua atuação na cidade, inclusive na filantropia: “Escolheu Sacramento como terra para cultivo empresarial, social e familiar e, doravante, é a própria Sacramento que lhe rende as justas homenagem, com a entrega dos fruto tão bem preparados”. O vereador homenageou também o ex-vereador José Maria Sobrinho, que teve ausência justificada.
Maurício Alves Rodrigues homenageou a professora Ana Maria Gonçalves Silva e Marlene de Souza Felix: Ana Maria, mãe de família, exemplar cidadã, exímia educadora com visão futurística para o aprimoramento de seus alunos e que sonha - Deus queira se torne realidade - a criação de uma escolinha para aprimorar ainda mais educação de crianças. Marlene, cidadã de primeira grandeza, como diadema precioso na história social, religiosa e filantrópica de Sacramento, primorosa na arte culinária, presença constante e requerida sempre nas diversas atividades de nossa cidade”.
“A gratidão é a memória do coração...
Coube ao comendador Abiner Ferreira Gomide, o agradecimento em nome de todos os homenageados. Emocionado, Abiner deixou aos presentes uma bonita mensagem, destacando: “A gratidão é memória do coração', esse provérbio francês é a mais perfeita tradução do sentimento que nos arrebate nesta noite. A gratidão em receber tão significativa homenagem marca nossos corações com lembranças que jamais poderão ser apagadas; torna-se um tesouro que nos faz retribuir e partilhar o que temos de bom em nossas vidas. (...) O reconhecimento ao mérito de tão distintas honrarias que hoje nos são outorgadas é indicativo de que estamos bem cumprindo o nosso papel na construção de uma sociedade mais fraterna. (...)”