Dois cães da raça rastreador brasileiro, nascidos no Canil Serra da Canastra, de propriedade de Ivan Luis Gomes, ganharam cartões postais na Alemanha, a convite de Brigitte Reeh, uma alemã amante de cães e colecionadora de cartões postais de cães de raças raras há 45 anos.
Tudo começou em novembro de 2017, quando o Canil, por meio de sua página de facebook, recebeu o contato de Brigitte Reeh esclarecendo que gostaria de usar a imagem de duas de suas cadelas: Aritana e Capotira, para a confecção de uma série de cartões postais impressos, destinada a um grupo de colecionadores. “Os motivos pelos quais ela se propôs a fazer os cartões foram fundamentalmente, porque esta raça é desconhecida na Alemanha (diferente do fila brasileiro e do terrier brasileiro) e pela beleza e temática das fotos”, justifica Ivan, afirmando que, de imediato, autorizou.
“- De imediato, autorizei o uso das imagens, inclusive prestando esclarecimentos a respeito da raça, com o intuito de divulgar amplamente a sua versatilidade funcional. Até então – informa mais Ivan – que o Canil Serra da Canastra, por meio da cadela Aritana, havia participado da mídia local e da revista de renome nacional: Cães e Cia, com uma matéria a respeito do Rastreador Brasileiro e da utilização de Aritana em atividade terapêutica”.
Os cartões foram recebidos no final de abril e são motivo de orgulho para Ivan e Renata Souza, responsável pelas fotos e divulgação do canil nas mídias sociais.
O Canil Serra da Canastra vem se dedicando ao aprimoramento da Raça Rastreador Brasileiro, aqui conhecido como Americano. Uma de suas estratégias é a divulgação da raça por meio das redes sociais, com vídeos e fotos, mostrando a criação, educação e o excelente desempenho desses animais nos esportes e na busca e resgate de pessoas perdidas na mata, com o auxílio de cães.