Edição nº 1651 - 30 de Novembro de 2018
As primeiras escolas do Sacramento Antigo
2. O Colégio Miranda – A convite do Coronel Manuel Cassiano de Oliveira França, o professor João Derwil de Miranda, natural de Sacramento, e seu coadjutor, Inácio Gomes de Mello, natural de Ouro Preto, abriu a primeira casa de ensino oficializado nesta cidade, a qual concorreu muito para o desenvolvimento da instrução. O Colégio Miranda iniciou suas atividades em 1889, com os seguintes professores, além dos mencionados: João Gomes Vieira de Mello (Promotor de Justiça da Comarca), Floriano Nunes (Advogado), Amélio Lara, Onofre Muniz Ribeiro (Presidente da Câmara e Agente Executivo), Pe. Manoel Rodrigues da Paixão (Vigário da Paróquia) e Maestro Simplício.
Nomes de alguns alunos: Eurípedes Barsanulfo, Eduardo Bernardes de Mello, Itagiba Cordeiro, Bolivar Cordeiro, brilhante discípulo do maestro Simplício, Américo e Severiano Mendes do Nascimento.
O Colégio Miranda funcionou até 1905, quando o Prof. João Derwil mudou-se para Uberaba, onde fundou o Ateneu Miranda, até que se mudou para Ouro Preto, onde lecionou, Português, Latim e Francês. Em 1922 retornou a sua terra natal, onde findou seus dias rodeado de amigos e familiares.