Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Bom voto a todos!!

Edição nº 1643 - 5 de Outubro de 2018

Começa neste domingo, a partir das 8h, com encerramento previsto para as 17h, as eleições de 2018, onde serão escolhidos pela população os candidatos a presidente da república e governador de estado (que pode passar ainda por um segundo turno, no próximo dia 18), senador, deputado federal e deputado estadual. 

O voto é obrigatório para brasileiros entre 18 e 70 anos e facultativo para analfabetos e jovens entre 16 e 18 anos.

Mas na urna eletrônica, a ordem é diferente. O eleitor deverá escolher seis candidatos, na seguinte ordem: deputado federal (4 dígitos); deputado estadual ou distrital (cinco dígitos); dois candidatos a senador (três  dígitos) para cada vaga; governador (dois dígitos) e presidente (dois dígitos).

O Brasil é um dos poucos países que convive com essa imposição de obrigar o eleitor a votar e ainda de ser multado. Dos 24 países que obrigam os cidadãos a votar, 13 estão na América Latina, entre eles o Brasil. Aliás, é o único país, entre as 15 maiores economias do mundo cuja obrigação é constitucional desde Getúlio Vargas. 

Por favor, não entendam que o ET esteja fazendo apologia à abstenção. Estamos afirmando que ninguém pode ser obrigado a nada. O eleitor deve votar por uma questão de livre arbítrio, de exercício da cidadania, por uma questão de ética e de compromisso político... Há pelo menos mais de 400 anos a.C., Aristóteles já dizia que 'o homem é um animal político'.

Afirmamos em editorial na última edição, citando Berthold Brecht: “O pior analfabeto é o analfabeto político”.

Bom voto a todos!

 

Juiz eleitoral proíbe camisetas com estampas de candidatos

 

Propagando eleitoral no dia da eleição 

Cuidado, cabos eleitorais, a propaganda eleitoral no dia da eleição pode ser punida com 'condução coercitiva' (palavra que virou moda como eufemismo de prisão) por conta de 'fazer boca de urna' e uso de camisetas com estampas de candidatos. 

De acordo com Wesley Naves, Chefe do Cartório Eleitoral, a manifestação explícita só pode ser individual. Por exemplo, são permitidos o uso de botons, bandeiras ou adesivos. Mas está proibido o uso de camisetas com estampas de candidatos. Já carros plotados em trânsito são permitidos. 

 “Conforme entendimento do Juiz Eleitoral, a camiseta pode ser interpretada como brinde ou, em caso de padronização, presume-se propaganda eleitoral no dia da eleição. Caso aconteça, as pessoas poderão ser conduzidas ao local destinado às pessoas apreendidas nesse dia”, alertou Naves.

 

Biometria

Segundo Naves, embora a biometria  não seja exigida em Sacramento, todas as urnas estão habilitadas para a identificação biométrica, mas apenas 3 mil eleitores, dos 19.433, se cadastraram biometricamente. Veja a seguir outras orientações.

 

Voto de legenda

No voto para deputado federal ou estadual, o eleitor tem duas opções: pode votar em um candidato específico ou dar o chamado voto de legenda. Para votar no candidato, o eleitor deve digitar os quatro números do candidato a deputado federal e os cinco para deputado estadual ou distrital, verificar a identificação na tela (nome e foto) e confirmar. Para o voto de legenda, basta digitar os dois primeiros números, que identificam o partido, e a tecla verde.

 As eleições para o Senado são majoritárias.  A Justiça Eleitoral informa que não é possível votar duas vezes no mesmo candidato. Em caso de repetição, o segundo voto é automaticamente anulado. Também não existe possibilidade de voto em legenda.  Esse tipo de voto é válido somente para os cargos de deputado federal, distrital e estadual.

 

Documentos pessoais

Para votar, o eleitor deve apresentar um documento oficial com foto. São aceitos os seguintes: Carteira de categoria profissional reconhecida por lei; Carteira de identidade; Carteira de trabalho; Carteira Nacional de Habilitação; Certificado de reservista; Documento Nacional de Identidade (DNI),  o passaporte e, o e-Título (título de eleitor em meio digital). 

 

Aplicativo do celular

O e-Título é o aplicativo, lançado pela Justiça Eleitoral em dezembro de 2017, que permite que o eleitor acesse uma versão de seu título pelo seu smartphone ou tablet. Para acessar o documento digital, o eleitor deverá baixar o aplicativo e-Título, disponível no Google Play e na App Store. Ao inserir no aplicativo o número do seu título eleitoral, seu nome, o nome da mãe e do pai e a data de nascimento, o e-Título será validado e liberado. Ao ser acessado pela primeira vez, o documento será gravado localmente e ficará disponível ao eleitor.

 

Eleitores em trânsito

Eleitores de outros municípios não podem votar em Sacramento, mas podem justificar em qualquer seção eleitoral. 

 

Acessibilidade

 

A seção nº 59 (localizada na EE Sinhana Borges, no bairro Chafariz) foi destinada aos eleitores portadores de necessidades especiais que se cadastraram anteriormente. Aqueles   que não fizeram inscrição para votar nessa seção própria devem votar na seção indicada no seu título eleitoral. Mas podem preencher um formulário, disponível na seção, solicitando alteração para um local com fácil acessibilidade.

 

 

Seções

Local

Bairro

 

 

 

 

 

E E Afonso Pena Junior

 

 

 

 

 

Centro

 

10ª

11ª

12ª

 

E E Sinhana Borges

 

Chafariz

13ª

14ª

15ª

 

 

 

 

E E Coronel José Afonso

 

 

 

 

Centro

16ª

17ª

18ª

19ª

20ª

21ª

22ª

23ª

24ª

E M Infantil Pré-Escolar

Alto da Estação

25ª

26ª

E E Coronel José Afonso

Centro

27ª

 

 

E E Barão da Rifaina

 

 

Rosário

28ª

29ª

30ª

31ª

E E Coronel José Afonso

Centro

32ª

E E Sinhana Borges

Chafariz

33ª

34ª

Não existe

 

35ª

E M Júlio Borges

Jaguarinha

36ª

Posto de Saúde do povoado

Bananal

37ª

E M  Maria Sant’Ana

Quenta Sol

38ª

Posto de Saúde do povoado

Desemboque

39ª

Posto de Saúde do povoado

Sete Voltas

40ª

 Não existe

 

41ª

 

E E Sinhana Borges

 

Chafariz

42ª

43ª

44ª

E M Infantil Pré-Escolar

Alto Estação

45ª

E E Barão da Rifaina

Rosário

46ª

47ª

E E Sinhana Borges

Chafariz

48ª

E M Luiz Magnabosco

Perpétuo Socorro

49ª

Posto de Saúde do povoado

Desemboque

50ª

E E Sinhana Borges

Chafariz

51ª

E M Infantil Pré-Escolar

Alto da Estação

52ª

E M  Maria Sant’Ana

Quenta Sol

53ª

E E Sinhana Borges

Chafariz

54ª

E M Luiz Magnabosco

Perpétuo Socorro

55ª

E M Infantil Pré-Escolar

Alto da Estação

56ª

E M Luiz Magnabosco

Perpétuo Socorro

57ª

E E Barão da Rifaina

Rosário

58ª

E E Coronel José Afonso

Centro

59ª *

E E Sinhana Borges

Chafariz

60ª

E E Coronel José Afonso

Centro

61ª

E M Luiz Magnabosco

Perpétuo Socorro

62ª

E E Coronel José Afonso

Cento

63ª

E M Barão do Rio Branco

Santa Barbara