A sétima edição do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá), o maior evento literário da região, começou nessa quarta-feira 27 e se estende até o domingo 1º, nas dependências do Tauá Grande Hotel de Araxá, com uma vasta programação, abordando o tema, 'Alma, Leitura e Revolução'.
O Fliaraxá este ano tem como patronos dois grandes autores nacionais, um é o autor de 'Grande Sertão: Veredas', João Guimaraes Rosa, nascido há exatos 110 anos, no dia 27 de junho, data da abertura do festival; outro, Graciliano Ramos, que, também, há 80 anos publicava o clássico 'Vidas Secas'. E, como patrono local, o poeta João Rios Montandon. Além de duas autoras homenageadas, Ana Maria Machado e Marina Colasanti e, autora homenageada local, Leila Ferreira.
Nos cindo dias, o evento reúne nomes importantes da literatura brasileira e internacional em Araxá, dentre eles, o angolano Gonçalo Tavares, o mexicano Juan Pablo Villalobos e o francês Philippe Lobjois, além dos brasileiros Leonardo Boff, que tem suas crônicas publicadas neste jornal; Monja Coen, Marcelo Rubens Paiva, Humberto Werneck, Wander Melo Miranda, Angela Castro, Heloísa Espada, Ricardo Ramos Filho, Cesar Bravo, Marcel Souto Maior, Pedro Muriel, Chico Mendonça, Carla Madeira, Sergio Abranches, a youtuber Jout Jout.
Além destes, na programação do VII Fliaraxá, entre os autores infanto-juvenis, destaca-se a presença de um dos mais importante escritores do gênero no Brasil, o paulista Pedro Bandeira.
Durante todo o evento, na frente do Grande Hotel de Araxá está instalada talvez a maior livraria de todos os festivais brasileiros, com 830 metros quadrados, administrada pela carioca Blooks, de Elisa Ventura. Nos diversos salões e espaços internos do hotel, convidados participarão de encontros, palestras e debates.
Em salas menores, o projeto “Mastigando Autores”, promove encontros entre autor e leitor, com programação de hora em hora e, na Livraria, o “Mastigando Leitores”, com sessões ininterruptas de autógrafos.
Além dos espaços literários, propriamente ditos, a VII Fliaraxá, conta com a exposição de fotografias “Imagens de um Flâneur Brasileiro em Paris”, de Fernando Rabelo e também espaço gastronômico, focado na culinária mineira regional.
O FliAraxá é uma realização da CBMM e MIC, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio de várias empresas.