Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Ao completar 65 anos, Loja General Sodré homenageia benfeitores

Edição nº 1625 - 01 de Junho de 2018

Ao completar 65 anos de existência, a Loja Maçônica Gal. Sodré homenageou, na noite da última sexta-feira 24, com a Comenda Oscar Martins de Oliveira, três importantes personalidades locais, pelos relevantes serviços prestados à comunidade, Maria Magdalena Devoz Ferreira, Meri Lúcia Silva Rodrigues e  Pedro Teodoro Rodrigues de Resende.

Presidida pelo venerável Luiz Fernandos de Oliveira, a cerimônia realizada na sede da Loja, contou com as presenças de autoridades maçônicas, guardiã e guardião associados, rainha, princesa e filhas de Jó, do Bethel Luz das Virtudes de Sacramento, autoridades civis, militares, convidados e familiares dos homenageados.

 Após os ritos iniciais e execução do Hino Nacional, passou-se ao histórico da Gal. Sodré, fundada em 24 de maio de 1953, pelos irmãos iniciados, elevados e exaltados na Loja Estrela Conquistense, a partir de 1950: 

Oscar Martins de Oliveira, Mário Rabelo, Arejacy Silva, José Silveira, Édio Vilela, Ivomir Cunha, Herculano de Almeida, Edson Rezende Pícolo, João Bianchi, Ormenzindo de Oliveira, Mário Araújo, Mário Araújo Bessa, Jovino Vieira Brigagão, Ranulfo Gonçalves da Cunha, Joaquim Honorato da Cunha, Jeovah Cunha, Agatângelo de Araújo, Adolfo Dias Barbosa, Natalino Duarte Vilela e Jotêbcuaão Batista de Faria Marcondes. 

O relojoeiro Hermínio Pícolo, pai de Edson Pícolo, foi o primeiro irmão iniciado na Gal. Sodré, em 10 de maio de 1954, e de lá pra cá, centenas de irmãos fizeram parte da entidade até os dias atuais. 


Quem são os homenageados

Oscar Martins de Oliveira (1899-1970), primeiro venerável (presidente) foi quem criou a Comenda, que só é outorgada a ilustres personalidades pelos seu trabalhos realizados na comunidade. “A comenda - segundo o venerável Luiz Fernando de Oliveira -  é símbolo de reconhecimento conferido, anualmente, a pessoas, maçons ou não, pelos relevantes serviços prestados à Loja, à ordem Maçônica, à comunidade sacramentana, à Pátria ou à Humanidade”. Os homenageados deste ano receberam a comenda em uma data muito significativa para a instituição. A Loja Maçônica Gal. Sodré completava naquele dia, 65 anos de existência, de trabalho na construção e promoção de seus grandes valores, sintetizados na sua divisa universal: Liberdade, Igualdade e Fraternidade - Liberdade com ordem, Igualdade com 

respeito e Fraternidade com justiça. Foram homenageados pela Loja:

* Profa. Meri Lúcia da Silva Rodrigues, natural de Abadia dos Dourados (MG). Formada em em Psicologia pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) e em História, pela UniAraxá. Meri é casada com o médico Fernando Fernandes Rodrigues, pais de Alexandre e Maria Fernanda. Em Sacramento, Meri trabalhou  como psicóloga na APAE e como professora, na EE Cel José Afonso de Almeida. Meri fez parte da Casa da Amizade do Rotary Clube por vários anos, integrou a diretoria do Lar São Vicente de Paulo e da Rosa da Matta, participou ativamente de Encontro de Casais e da Pastoral Familiar. Atualmente, faz parte da Fraternidade Feminina da Loja Maçônica Acácia do Borá e é voluntária do Projeto de Reformas da Santa Casa de Sacramento. 

Em 1996, Meri se tornou filha de Sacramento, através do título de Cidadã Honorária de  Sacramento. 

* Maria Madalena Devoz Ferreira é uma sacramentana que  nasceu com o dom da costura. Aos nove anos ganhou uma máquina e começou a mostrar a que veio. Depois de concluir o curso de costura pelo Instituto Universal Brasileiro, Maria não parou mais, tornando-se uma grande modista, sobretudo nos vestidos de noivas e misses, que a fizeram vencedora de vários concursos. A filantropia sempre foi sua aliada e era incansável nos trabalhos na Vila Sinhazinha, no Lar de Eurípedes, ao lado de Mãe Corina.  Foi presidente do Rotay Club, voluntária no Lar dos Idosos, na Casa Meimei  e no Batuíra. Esteve à frente na reforma da Casa Lar Doce Lar da Criança, desenvolveu trabalho no Presídio local com os detentos e hoje, ao lado de Méri, forma a dupla imbatível em prol da reforma da Santa Casa. Maria é viúva de Aldenê Gomide Ferreira, mãe de cinco filhos. 

*Pedro Teodoro Rodrigues de Resende, médico uberabense formado pela UFTM em 1980, radicado em Sacramento desde 1984, aqui criou os filhos, Pedro Teodoro, Gabriela e Gustavo. Após concluir residência na própria UFTM, participou de mais de 50 cursos de atualização, simpósios e conferências médicas, dentre eles o de Geriatria, concluído em 1999, na PUC/RS.  Foi um dos fundadores do Rotary Club de Sacramento, ocupando o cargo de presidente na gestão 1992/93,   e um dos idealizadores do Interact Clube. Ingressou na maçonaria na Loja Gal. Sodré em 1991 e a partir de então ocupou vários cargos, inclusive o de Venerável, no período de 2000/2002. Na política, foi vice-prefeito por duas gestões e presidente da Câmara, cumprindo no momento seu segundo mandato. Pedro já recebeu dentre outras homenagens na cidade, o Título de Cidadão Honorário de Sacramento e de Personalidade do Ano de 2015, outorgado por este jornal. 

'A Gal.  Sodré está em festa pro homenagear três líderes de nossa sociedade

Coube ao irmão Orador, Thalys Andrey Nunes a saudação aos três homenageados.  “Tanto o Ir. Pedro, quanto Maria Devós e Méri conhecem o significado dos papéis importantes que desempenham. 

Ele como cidadão formado na área da saúde, que tão bem se enquadrou na política propriamente dita, homem correto, de bons costumes, chancelado não apenas pela assembleia da Ordem, como por vários vezes pelas urnas, quando deixou seu nome disponível à população, para nos representar no Executivo ou no Legislativo. 

À dupla dinâmica de mulheres honradas, as homenageadas Maria Devoz e Méri, não ficaram adstritas aos afazeres de seus lares e ocupações. Quando convocadas sempre lá estão a desempenhar suas funções pelo Rotary e Casa da Amizade. Mas o que as traz aqui nesta noite, não é por convocação, por mera personalidade em prol do trabalho voluntário a que se dispuseram creditar em favor da Santa Casa local, trabalho dignificante, cuja credibilidade nos traz a certeza de que, se quisermos conseguimos fazer com que o difícil   se torne real. 

A caridade não é virtude de todos, mas lembramos que ela está, graças a Deus, presente no caráter dessas três tão queridas pessoas hoje homenageadas”. 

 

“Encho-me de júbilo por ter sido escolhido entre tantos

O irmão Pedro Teodoro Rodrigues de Resende na mensagem de agradecimento por tão honrosa homenagem, destacou: “Encho-me de júbilo por ter sido escolhido entre tantos, quiçá por meus trabalhos em loja ou meramente por minha missão de médico salvando vidas ou talvez ainda, por meus trabalhos comunitários ou políticos sempre disposto a servir a comunidade em suas necessidades mais prementes. A homenagem, provém, sem dúvida, da generosidade dos irmãos”, disse, prosseguindo.

“De antemão, quero expressar que, ao logo de minha vida de 27 anos como maçom, apenas coloco em prática a máxima cristã: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo com a mim mesmo. (...) Na jornada de nossas vidas, vamo-nos    depurando na dor e no sofrimento, nas provocações da alma e do corpo, essenciais ao nosso crescimento e amadurecimento. Mas Deus nunca prometeu que a vida seria fácil, Ele, simplesmente, prometeu que valeria a pena. A vida não nos dá presentes, ela distribuiu merecimentos”, ressaltou e recitou os versos do poema, 'A vida', de Mário Quintana. E conclamando a todos para a luta, com a força do argumento, concluiu externando a sua gratidão a todos os irmãos. 

 

Meri Lúcia da Silva Rodrigues agradeceu pela homenagem e pela ajuda da maçonaria, na reforma da Santa Casa.