Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

AMITAM realiza I Feira Regional de Artesanato

Edição nº 1622 - 11 de Maio de 2018

A Associação dos Municípios de Interesse Turístico da Alta Mogiana (Amitam), presidida pelo prefeito Wesley De Santi de Melo, realizou em Sacramento, no feriado dessa terça-feira 1º, a I Feira Regional de Artesanato, reunindo das 9h às 19h, na Gruta dos Palhares, mais de 100 artesãos vindos de 11 cidades da região. Além de Sacramento, participaram da feira, artesãos das cidades paulistas, Altinópolis, Brodowski, Igarapava e as mineiras, Araguari, Araxá, Cachoeira Dourada, Campo Florido, Conceição das Alagoas, Ituiutaba e Uberaba.

“- Trouxemos a Sacramento cerca de 100 artesãos de 11 cidades da Amitam, incluindo Sacramento, como cidade anfitriã, para mostrar os seus belíssimos trabalhos, que vão de confecções artesanais a bordados, trabalhos com madeiras e argila expostos em tendas montadas na entrada da Gruta do Palhares, num dia em que a cidade está em festa com um grande fluxo de pessoas da zona rural e de turistas para festejar a Cavalgada de 1º de Maio, o Dia do Trabalhador, de São José Operário e o dia do aniversário de nascimento do grande líder espírita, Eurípedes Barsanulfo”, destacou o prefeito, saudando os trabalhadores do município pelo seu dia, a comunidade espírita pelo natalício de Eurípedes. 

De acordo com o prefeito, a I Feira Regional de Artesanato da Amitam teve o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, da Federação Mineira de Artesãos, na pessoa do presidente Rhaavi Dionísio de Souza e do vice-presidente, Gutty Pianetti, e do diretor executivo da Amitam, Manuel Pedro Leal, a quem agradeceu. “Agradecemos a presença dos artesãos, incluindo aqui o colega prefeito Ovídio, de Cachoeira Dourada, que acompanhou seus artesãos e a todos os parceiros”, reconheceu. 

Gutty Pianetti, que proferiu palestra aos artesãos sobre a importância de estarem ligados a uma associação, é também presidente do Centro do Artesanato Mineiro, instituição fundada há 50 anos, considerada o maior centro de artesanato do Estado.  

 

Amitam expande parceria com Arte Mogiana Business 

Além da exposição e comercialização de produtos, o objetivo da feira foi de integrar os artesãos da região e, principalmente, selecionar produtos artesanais para o Arte Mogiana Business, entidade formada por cidades associadas produtoras e fornecedoras de artesanatos para as redes de lojas de souvenirs dos grupos Graal, Décio e Galo Banco, ao longo das rodovias Anhanguera (SP 330) e BR-050, além de outros trechos que ligam Brasília a Santos, passando por Goiás, São Paulo e Minas.

 O diretor executivo Manuel Pedro, um dos grandes batalhadores para a criação do Circuito Turístico Alta Mogiana, hoje AMITAM, explica que a feira foi montada em Sacramento atendendo a um pedido do prefeito Wesley.  “Escolhemos o local e reunimos mais de 100 artesãos para abrilhantar a festa em Sacramento, aproveitando também para avaliar e selecionar produtos verdadeiramente artesanais para o Arte Mogiana Business”, informou. 

Outro objetivo da Amitam, segundo Manuel Pedro, é expandir a parceria feita com os grupos Graal e demais com hotéis, restaurantes e aeroportos que comercializam artesanatos. “Chegou o momento de abrir espaço para o artesanato da nossa região e condições para isso não faltam, o que sem dúvida dará oportunidade para o artesão produzir mais para atender o mercado”, justificou.

 O presidente da Federação Mineira de Artesanatos, Rhaavi Dionísio de Souza, a avaliação e seleção dos artesanatos obedece a alguns critérios. “A avaliação é técnica, existe um manual para avaliar se o produto é ou não totalmente artesanal. Ou seja, a matéria prima é comprada ou fabricada artesanalmente? As costuras são feitas à mão ou à máquina e, para cada item há uma pontuação. Uma peça feita à máquina tem menos pontos do que aquela feita manualmente. Assim, quantos mais pontos ele alcançar, mais próximo do artesanato estará”, explicou.

  Para Luiz Carlos de Souza Júnior, subsecretário de Cultura, o trabalho da Amitam vem se destacando pelo empenho em divulgar os produtos das cidades associadas e, sobretudo, promover a integração e troca de experiências entre os artesãos das cidades associadas. “Sacramento teve a felicidade de ser a primeira contemplada com a feira, que pretende percorrer todos os municípios associados, além de inserir os produtos no mercado através do Arte Mogiana Business”.

 

‘Mesmo se não vender nada, essa beleza já valeu a pena...

O ET conversou com alguns visitantes, como por exemplo,  Ana Maria Frighetto, presidente da Associação Dons e Talentos,  de Altinópolis (SP), que veio a Sacramento com nove artesãos,  pela primeira vez. “Sempre trabalhamos na nossa cidade e essa foi uma grande oportunidade de intercâmbio, troca de experiências e o  movimento foi  muito bom, um fluxo grande de pessoas. Tudo muito bom, inclusive essa paisagem maravilhosa. Valeu a pena”.   

O prefeito da cidade de Cachoeira Dourada, Ovídio Afro Dantas (irmão do Dedé),  viajou 370 km  com 20 artesãos para expor os produtos da cidade. “Eu já conheço a Gruta dos Palhares, frequentava aqui desde menino, um lugar maravilhoso e um público muito bom. E a intenção da Amitam é a de realizar a feira em todas as cidades associadas”, destaca o prefeito, completado pela artesã Doralice: “Para mim, se não vender nada, só a viagem e a convivência vão valer a pena”.