Em comemoração ao Dia do Idoso e encerrando as atividades do “Setembro Amarelo”, as secretarias municipais de Cultura, Assistência Social e de Saúde realizaram a oficina “Retalhos da memória e a Perspectiva do Patrimônio em Sacramento”, que teve como público alvo a terceira idade e contou com a participação de 121 pessoas na tarde dessa terça feira 25.
Na abertura do evento, a psicóloga Ana Carolina Loyola Santos falou da Campanha Nacional de Prevenção ao Suicídio, que se concretizou na cidade de Sacramento com as ações do “Setembro Amarelo” e frisou a importância da parceria realizada entre as secretarias, como forma de garantir melhoria da qualidade de vida, lazer e cultura para a população e, consequentemente, benefícios para a saúde.
Além da Oficina, os participantes foram brindados com várias atividades culturais e artísticas programadas pela Secretaria de Cultura e que enriqueceram o evento. Dentre as atividades, apresentação do artista Arnaldo Santana, que colocou em cena o seu personagem, o Caipira Zéca, e o poeta sacramentano, José Belizário, que declamou poesias relacionadas à história de Sacramento.
Os presentes tiveram também a oportunidade de conhecer fotos antigas da cidade e de grupos culturais como as Companhias de Folia Reis, Terno de Congada e Moçambique, apresentadas pela diretora de Cultura, Eliana Garcia Vilas Boas e os estagiários Verônica de Araújo e Guilherme dos Santos Zago. A apresentação das fotografias, sem dúvida, despertou lembranças que foram vivenciadas pelos participantes.
Finalizando o dia comemorativo, Raul José de Almeida contou a história e a trajetória do Grupo da Terceira Idade em Sacramento e o secretário de Saúde Reginaldo Afonso dos Santos finalizou o encontro agradecendo a participação de todos, inclusive aos Agentes Comunitárias, e todos envolvidos no projeto Academia Viva.