O empresário Fred Crema, diretor proprietário da Maritaca Expeditions, em parceria com o Samba Viva Hotel, ministrou curso de Capacitação para o Turismo para 92 pessoas de Sacramento, Conquista, Rifaina e Pedregulho, ligadas a 22 diferentes segmentos empresariais e institucionais, de 3 a 5 de abril, no auditório Serra da Canastra, do Hotel Samba Viva, abrangendo os seguintes assuntos:
- Informação conceitual sobre o turismo e o turista;
- apresentação de como está a situação do turismo e as oportunidades para se desenvolver um turismo criativo em nosso município;
- diferenciação entre Potencial, Atrativo e Produto, três coisas que são preponderantes para o desenvolvimento turístico;
- dados de pesquisas de diversos setores de turismo, tais como da SETUR (Secretaria de turismo de Minas Gerais), ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade), dentre outros;
- práticas do turismo nacional;
- questionamento sobre o que podemos fazer para fomentar o turismo.
Durante o curso, Leandro Pereira apresentou as atrações turísticas do seu povoado, Santa Bárbara, no município de Sacramento, onde ele desenvolve o turismo de base comunitária em parceria com a Maritaca Expeditions desde 2013, relatando também suas experiências.
Ao avaliar o curso, Fred Crema reconheceu que os 92 participantes, dos 100 inscritos, tiveram um aproveitamento muito positivo. “Acredito que foi mais um passo importante no caminho do entendimento do turismo, no conhecimento que agregaram e que agora podem repassar aos turistas, abrindo também mais oportunidades para desenvolvê-lo. Temos diversos atrativos em nosso município e nos municípios vizinhos, que possibilitam o aumento da receita do turismo”, alertou, informando que os participantes conseguiram como prêmio pela conclusão do curso, um city tour pelo município de Sacramento.
Priscila Tessaro Borghi, gerente operacional do Samba Viva fez também uma avaliação positiva do curso. “Ficamos muito felizes em conceder esse presente à cidade junto com a Maritaca Expeditions. Sacramento é uma cidade incrível com muitas atrações turísticas pouco conhecidas por seus habitantes. E havia, sim, a necessidade de qualificar, mostrar e despertar a vontade, principalmente dos sacramentanos de conhecer e divulgar a própria cidade com suas inúmeras atrações turísticas naturais”, avaliou.
Para Priscila, Sacramento está entre as cidades mais bonitas que já conheceu. “Passo isso para cada hóspede que converso, desperto neles a vontade de ir conhecer a Gruta dos Palhares, as inúmeras cachoeiras, além de prestigiar o comércio local. Isso vem de nós profissionais da hotelaria e turismo”, afirmou.