A Prefeitura de Sacramento, através da Secretaria de Agricultura e Pecuária, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais, Emater e Ima, e apoio de diversas empresas do ramo, realizou esta semana, de 18 a 21, no Parque de Exposição Hugo Rodrigues da Cunha, o 38º Torneio Leiteiro de Sacramento, evento que contou com a participação de 20 animais de dez produtores de leite do município.
Para o secretário Hermógenes Vicente Ribeiro, a avaliação do evento é muito positiva. “São 38 anos de torneio, portanto, por esse tempo dá pra avaliar a importância desse evento pela bacia leiteira que é Sacramento. Tivemos aqui, não profissionais do leite para disputar o torneio, como vemos muito por aí, tivemos, sim, produtores com seus animais do dia a dia na fazenda. Escolheram os melhores e vieram participar e é isso que importa”, destaca, ressaltando a harmonia entre os participantes.
“- Foi um torneio muito bom, com uma harmonia muito grande entre os produtores. Apesar de ser uma competição, vimos aqui uma família muita unida, interessada e tocando experiências. E isso é muito importante, pois vemos que o rebanho no município melhorou muito nos últimos anos”, avalia, destacando as parcerias e o apoios obtidos.
De acordo com Hermógenes, o IMA, a Emater e o Sindicato dos Produtores Rurais foram parceiros diretos no Torneio, caminhando juntos com a organização, assim como a presença e o apoio dos laticínios e das rações que atuam no município, o Sicoob, a Ordemax que instalou a ordenhadeira, enfim todas as empresas que vêm somando na realização e na premiação juntamente com a prefeitura”, reconheceu.
André Eugênio Barra Bizinoto, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Sacramento, ressalta o trabalho do produtor. “O que temos aqui mostra o trabalho que o produtor vem fazendo na sua propriedade, desenvolvendo genética e melhorando a qualidade dos animais ao longos de tantos anos”, afirma.
De acordo com André, mesmo perdendo várias receitas, incluindo a Contribuição Sindical, o Sindicato tem emprestado um apoio especial ao produtor rural. “Assumimos o Sindicato há seis meses com perdas de várias receitas, por isso este ano tem sido de adaptação, reformulação de uma nova gestão em relação aos convênios com a Emater, IMA, veterinários... Mas os projetos como o Balde Cheio e orientações técnicas continuam como sempre foram e vão continuar”, afirmou.
Participaram os torneio os seguintes proprietários: Willian Pereira da Silva, Reginaldo de Assis Castro, Hugo Rodrigues da Cunha, Leandro Roberto de Araújo, Alcides Alves de Rezende Filho, Alexandre Alves de Rezende, Airton de Paula Rezende, Paulo Cruvinel Almeida, Marcelo Rodrigues da Cunha, e Maria Eduarda Rodrigues.
Class. Nome Proprietário Total (Kg)
Vacas PO
1º Diferença Willian Pereira da Silva 141,020
2º Mulata Leandro Roberto de Araújo 140,280
3º Relíquia Willian Pereira da Silva 129,740
Vacas Cruzadas
1º Botânica Leandro Roberto de Araújo 175,020
2º Brisa Leandro Roberto de Araújo 147,900
3º Brisa Paulo Cruvinel de Almeida 122,160
Novilhas
1º Jeitosa Reginaldo de Assis de Castro 160,240
2º Barrosa Maria Eduarda Rodrigues 139,260
3º Estrela Paulo Cruvinel de Almeida 117,620
A vaca cruzada 'Brisa', de Paulo Cruvinel de Almeida foi a campeã na qualidade do leite com 4,8% de gordura. E a 'Barrosa', de Maria Eduarda Rodrigues, na regularidade do leite com 0,640g.