O Laticínio Scala promoveu no último final de semana, de 1º a 3 de fevereiro, no Samba Hotel, a 13ª Convenção de Vendas, abordando este ano o tema, ' Perspectiva para o mercado de varejo e Cash & Carry para 2018'. Com a presença de todos os representantes de venda do país, o encontro constou de palestras e debates, como a proferida por Thiago Berka, economista da APAS (Associação Paulista de Supermercados, sobre o tema, Cash & Carry (Atacado de autosserviços, também conhecido por 'Atacarejo'). A convenção prosseguiu com as avaliações e metas a serem cumpridas pela empresa, conduzidas pelos diretores dos diversos setores da empresa e pelos gerentes das diferentes áreas: RH, Controladoria, Financeira, Marketing e Vendas, Produção, Política Leiteira... A Convenção de 2018 teve um caráter especial, pois aconteceu no ano do 55º aniversário do Laticínio Scala, que se tornou um conglomerado de produção e venda de produtos lácteos diversos e ração, produzidos nas unidades de Sacramento e Salitre de Minas. Mas a grande novidade deste ano fica por conta do queijo cremoso, Cream Cheese, lançado na convenção e pronto para ocupar as gôndolas dos supermercados do país. Some-se a esse lançamento, a inauguração do Centro de Distribuição (CD Scala).
‘Um salto de qualidade e crescimento...
Marco Antonio Barbosa, gerente de Marketing e Vendas, há cinco anos falando sobre o tema abordado destaca a nova visão da empresa. “Estamos mudando o nível da empresa para um patamar de excelência em todos os sentidos, em nível de produtos, profissionais, clientes, de serviços e de atendimento à comunidade. É um desafio, mas já vínhamos nos preparando para esse salto de qualidade e crescimento”, diz, ressaltando a inauguração do Centro de Distribuição (CD) da empresa.
“- Estamos para inaugurar o CD, estrutura que vai somar muito a esse objetivo, pois ganharemos espaço nas unidades fabris proporcionando um aumento na nossa capacidade produtiva com armazenagem de todo nosso estoque no Centro de Distribuição. Atualmente, os produtos Scala estão nos principais Cash & Carry (expressão que denomina os atacados de autosserviço também conhecidos por 'atacarejos'), do país, como Makro, Tenda, Atacadão, Assai, Toninho Atacado, dentre outros. E a meta da empresa - segundo o gerente - é atingir todo o país.
“- Os produtos Scala estão presentes em praticamente todo o país, a exceção do Amapá e Acre, onde ainda somos tímidos. Porém, a grande fortaleza da empresa continua sendo a região sudeste como um todo, com destaque para São Paulo, Minas, depois o Sul e por aí vai... Mas a meta é levar essa excelência a todo o Brasil”, frisa o gerente.
Empresa aposta na retomada da economia
Embora o país tenha vivido uma crise econômica nos últimos três anos, para o Laticínio Scala ela não ganhou evidência, conforme análise de Marco Antônio. “A análise que fizemos é que o ano de 2017 já foi um ano muito bom dentro das metas propostas da empresa, por exemplo, a crise do desemprego não chegou ao Scala, ao contrário do país, pois contratamos mais do que demitimos. O que aumenta a responsabilidade e os desafios para este ano que, com certeza vai ser melhor, a economia tende a crescer com uma recuperação de fato”, destaca.
Os 55 anos da marca Scala
Para falar sobre os 55 anos do Laticínio Scala, o ET conversou com os irmãos diretores da empresa, Leo e Marcel Cerchi, que lembraram o passado e enalteceram o papel desempenhado pelos seus funcionários nessa caminhada histórica de mais de meio século.
Para Leo Luiz Cerchi, Presidente do conselho de Administração é uma longa caminhada que começou há 55 anos, assinalada por uma sequência de fatos vivida pelos fundadores e centenas de funcionários ao longo desse período. “Nós nos sentimos gratos por termos presenciado a evolução da empresa, com um time sempre motivado, uma gestão moderna e que vem desempenhando um papel importante. Alegra-nos ter aqui hoje a presença dos amigos, Ronaldo Ribeiro e Douglas Souto Ribeiro, que começaram na área de vendas lá atrás, há mais de 50 anos... E que hoje, já longevos, estão ainda aí firmes, dando exemplo de empreendedorismo, força de vontade, levando a nossa marca. Somos reconhecidos e gratos por esse serviço, pois dedicaram a vida toda para nos representar, para representar essa marca que não é nossa, mas de todos, de Sacramento, do país”, destaca.
Já o Diretor Executivo Marcel Cerchi enfatiza que essa convenção de vendas é a maior já realizada para alinhar as ideias. “A empresa continua crescendo aos poucos com solidez, firmeza e a confiança do nosso consumidor. Cada vez mais percebemos que o consumidor nos apoia valorizando os produtos Scala. E graças, claro, também a essa equipe inteira que faz um trabalho cada vez mais bem feito”, reconhece, fazendo uma referência sobre o tema do encontro.
“- As transformações do mundo são grandes e cada vez mais rápidas e isso nos faz ter a convicção de que precisamos acompanhar essa transformação em todos os aspectos, porque é isso que o mundo quer, exige. Já vínhamos tratando do tema 'excelência' em convenções anteriores, mas agora, efetivamente, porque entramos na FNQ (Fundação Nacional de Qualidade), que mede até onde conseguiremos chegar em termos de excelência.
Enfim, o caminho a ser traçado e a ideia são esses, que em nossa gestão consigamos fazer sempre mais bem feito, mais correto. Mesmo porque a excelência a gente nunca consegue, porque as transformações são muito rápidas e o que o mundo quer hoje é uma empresa que atenda a todos com produtos de qualidade. E é este nosso desafio”, frisa.
Mauro Luíz Gomide, Gerente geral do Scala, funcionário há 20 anos, comemora os 55 anos destacando a atividade sempre dinâmica da empresa, respeitando o passado e com olhos no futuro. “A convenção tem como objetivo avaliarmos os objetivos e metas do ano anterior e planejarmos o próximo ano de acordo com a estratégia da Empresa e sempre com visão nos anos futuros. Elaboramos um planejamento Estratégico com planos para serem cumpridos num quadriênio, de 2018 a 2021, com objetivo de conquistar a excelência no segmento de lácteos.
A convenção tem também o objetivo de alinhar a estratégia da empresa com nossos representantes, porque são eles que vão puxar o nosso crescimento nos próximos anos, e divulgar junto ao nosso cliente toda essa filosofia da empresa. Acredito que tudo isso vem coroar estes 55 anos do Laticínio Scala, um momento de pensar o passado, olhar o presente e planejar o futuro”, afirma.
Scala lança Cream Cheese...
O queijo cremoso Cream Cheese é o novo produto Scala, que está entrando agora no mercado. E quem fala da novidade é Bernardo Cerchi, filho de Léo, que representa a terceira geração da tradicional empresa fundada pelo patriarca, Nino Cerchi.
Diretor de Desenvolvimento de Produtos, Bernardo explica que o Cream Cheese é muito utilizado na culinária japonesa, pizzarias e doceterias para a elaboração de doces. “É um produto que vem sendo demandado há algum tempo e chega às gôndolas dos supermercados para atender aos anseios dos consumidores com boa expectativa de vendas”, anuncia.