Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

X Conferência Municipal de Saúde va discutir direitos e deveres dos usuários

Edição nº 1578

Com o objetivo de oferecer oportunidades da participação popular na elaboração das políticas públicas sobre Saúde, a Prefeitura da cidade, através da Secretaria de Saúde realizou várias pré-conferências, preparatórias para a X Conferência Municipal de Saúde, que será realizada nesta quinta-feira 13, abordando o tema, 'SUS rumo aos 30 anos – deveres e direitos dos usuários'. Além do tema, a X Conferência vai também abordar a Vigilância em Saúde, com ênfase na promoção, proteção e prevenção.

Para falar sobre o assunto está convidado o coordenador de Vigilância em Saúde, da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba, Maurício de Oliveira.

De acordo com o  secretário de Saúde Reginaldo Afonso dos Santos foram realizadas seis pré-conferências temáticas com palestras proferidas  por profissionais responsáveis pelos temas propostos:  Saúde dos Jovens; Promoção e Vigilância em Saúde; Saúde do Homem e da Mulher; Saúde do Idoso; Saúde da Criança e Saúde no Campo com discussões sobre a gravidez na adolescência; doenças sexualmente transmissíveis – DSTs; prevenção contra o uso de álcool, tabagismo, crack e outras drogas; prevenção dos problemas cardíacos, respiratórios, diabetes e obesidade; pré-natal; prevenção do câncer; saúde bucal; saúde mental; prevenção do sedentarismo, estresse e depressão; os primeiros mil dias da criança; importância da vacinação e os direitos e deveres do cidadão com a sua saúde. 

Em entrevista ao ET, durante a pré-conferência do Idoso, realizada na Casa da Cultura, dia 5 último, o secretário Reginaldo Afonso informou que durante as pré-conferências foram anotadas as reivindicações e sugestões de cada segmento, que serão levados à X Conferência de Saúde. 

“- Todos esses temas e suas conclusões e reivindicações vão fornecer subsídios para a elaboração do Plano Plurianual – PPA, e do Plano Municipal de Saúde – PMS, que serão desenvolvidos pelo município de 2018 a 2021”, destacou o secretário.