Antônio Carlos Doorgal de Andrada, Toninho Andrada, ex-deputado estadual e ex-presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais esteve em Sacramento nessa quarta-feira 27, quando foi recebido na casa do ex-vereador Danylo Gonçalves, presidente do PSB. Estavam também presentes o ex-prefeito Nobuhiro Karashima, o vereador Henrique Spirandelli e o empresário Thiago Konchaine Cintra.
“- Estou fazendo uma visita à região, passei por Uberlândia, Uberaba e agora Sacramento, que visito pela primeira vez. O objetivo é conversar com lideranças políticas para conhecer o quadro político local e vislumbrar uma parceria, de olho nas eleições de 2018, uma vez que sou pré-candidato a deputado federal”, explica, acrescentando que já foi vereador, prefeito por duas gestões, deputado estadual, conselheiro e presidente do Tribunal de Contas, além de presidente da Associação Mineira de Municípios.
“Acredito que posso contribuir com um mandato neste momento de crise que o país está passando. Tenho larga experiência na vida pública, conhecimentos e, acredito que tendo encontro com lideranças expressivas e que tenham um serviço prestado à cidade, possamos desenvolver parcerias, visando nesse pleito uma postura política mais renovada, mais séria, que possa fazer frente aos momentos turbulentos, porque passa o Brasil”, justificou Toninho que fez carreira política por 20 anos no PSDB, mas há dois anos e meio está filiado ao PSB, acompanhando o trabalho do ex-prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, que assumiu o comando da legenda.
Andrada que, além de político, é advogado e professor universitário, foi também vice-reitor da Unipac (Universidade Presidente Antônio Carlos), que já teve unidade na cidade com os cursos Normal Superior e Técnico de Enfermagem e revela ter sido um dos responsáveis pela criação do curso Normal no interior do estado.
“- Como deputado na época, participei de uma lei, com o deputado Antonio Júlio, que favoreceu a criação do curso Normal Superior, que era uma demanda da época, criada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), e havia uma carência muito grande desse tipo de curso no interior. Através dessa lei, as universidades poderiam abrir o curso de maneira desburocratizada, apenas em convênio com a Prefeitura. Na época, a Unipac chegou a criar 250 cursos em várias cidades do estado e formou 26 mil professores no interior”.
Antônio Carlos Doorgal de Andrada é hexavô (sexta geração) de José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência do Brasil, há 195 anos, um dos principais líderes civis que libertou o país do jugo português. Seu hexneto (se é que existe o termo), por ironia do destino, visita a cidade exatamente no dia em que o presidente ilegítimo, Michel Temer, vendeu as usinas mineiras a três grupos estrangeiros; entregou a base de Alcântara aos Estados Unidos e dez áreas próximas ao pré-sal à norte-americana, Exxon. Deus queira que paire em Toninho o espírito de liberdade e independência do hexavô.