A prevenção contra a febre amarela, depois de finalizar a vacinação de 100% da população rural, o trabalho continua na cidade com os agentes percorrendo casa por casa e também em todas as Unidades Básicas de Saúde. A prevenção é intensificada ainda com a pulverização de inseticida pelo carro fumacê, visando a erradicação completa do mosquito transmissor, Aedes aegypti, vetor da dengue, da Zika e da Chikungunya.
De acordo com o secretário de Saúde, Reginaldo Afonso dos Santos, não foi registrado nenhum caso da doença em humanos no município. Mas, a ocorrência da morte de dois macacos positivos para a febre amarela preocupa. “Esse é um trabalho de prevenção contra a febre amarela em nossa cidade, que não pode parar”, alerta o secretário
O coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Newton Cesar Cassimiro, ratifica as informações do secretário. Não há nenhum caso em sacramento, mas nossos agentes de combate a endemias estão atuando firme na cidade e na zona rural para que continuemos livres da doença”.
Na manhã da última sexta-feira 17, o prefeito Wesley de Santi de Melo , o vice prefeito Osmar Trevisan Junior, o secretário de Saúde Reginaldo Afonso dos Santos e os coordenadores da Vigilância em Saúde estiveram reunidos com a equipe de vacinação que percorreu a zona rural, para avaliação e um café da manhã.