Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Unidades Básicas de Saúde ampliam assistência

Edição nº 1591 - 06 de Outubro de 2017

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Sacramento, além de disponibilizar serviços básicos tradicionais à comunidade, estarão se adequando à nova política de atenção básica, aumentando o leque de atendimentos com o objetivo de reduzir filas e desafogar o fluxo de atendimentos no Pronto Socorro.

Conforme informações da assessoria de comunicação da Prefeitura, a UBS Ary Bonatti (bairro Chafariz) abrigará três equipes do 'Programa Saúde em Casa', com atendimentos multidisciplinares. A equipe é formada por três médicos, Ricardo Kores,  Renato Melo e  Wagner Rocha, e três enfermeiras, Nathalia de Melo Servato, Mirlene Barcelos e Renata Freitas Viana, com três turnos de atendimentos, das 7 horas da manhã às 9 horas da noite.

Além disso, duas novas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) estão sendo montadas com a contratação de 20 novos Agentes Comunitários de Saúde, que possibilitarão a divisão de diversas áreas e o remanejamento de algumas áreas para a UBS Ary Bonatti, durante o mês de outubro, sem prejuízo do atendimento normal a que as pessoas estavam acostumadas. As mudanças serão implantadas aos poucos até que a população se acostume com os novos vínculos.

Para o secretário de Saúde, Reginaldo Afonso dos Santos, a partir da adequação, o deslocamento de pacientes ao Pronto Socorro deverá ocorrer apenas em casos de extrema urgência e não de simples consultas.

“- Muitas pessoas têm o costume de ir ao Pronto Socorro para atendimentos que são oferecidos nos postos de saúde. Essa é uma cultura errada, é preciso uma mudança de comportamento das pessoas. A partir de agora, os serviços nas UBS serão ampliados até mesmo com a realização de pequenas cirurgias, com profissionais para atendê-los, solucionar os problemas e descentralizar as consultas”, justifica.

O prefeito Wesley De Santi de Melo, citando uma pesquisa realizada pela Rede Bandeirantes, que colocou a Saúde à frente da satisfação da população no primeiro semestre do seu governo, se diz satisfeito com o trabalho que vem sendo realizado. ‘‘A saúde foi e continua sendo uma de nossas prioridades’’, afirmou.