Mais de 500 pessoas, entre prefeitos, vereadores, secretários municipais de educação, conselheiros municipais de educação, diretores de escolas públicas, responsáveis por caixas escolares, professores e servidores, de mais de 60 municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba estão em Uberaba desde quinta-feira 29 participando do Encontro Técnico entre o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) e os municípios, para discutir o “Papel do Tribunal de Contas no Controle da Educação”.
O encontro, que encerra nessa sexta-feira 30, integra o projeto “Na Ponta do Lápis” que tem o objetivo de fiscalizar a efetividade da aplicação dos recursos públicos destinados à educação visando à melhoria da qualidade dos gastos com o setor, idealizado pelo presidente do TCEMG, Cláudio Terrão.
O Tribunal prepara o lançamento, em agosto, de um aplicativo de celular, que irá auxiliar a rede escolar e poderá ser usado tanto pelo gestor, quanto pelo cidadão comum, através do qual, alunos, professores e cidadãos poderão enviar ao TCE problemas que encontrarem nas escolas, desde a parte estrutural do imóvel até a qualidade da merenda.
Já o gestor terá em mãos uma ferramenta que reúne diversas informações sobre as escolas de seu município, a fim de tomar as medidas necessárias para uma gestão adequada. (TCEMG/Redação ET)