O Sindicato dos Produtores Rurais de Sacramento (SPRS) encerra 2017 e os 12 anos de gestão do presidente Hermógenes Vicente Ribeiro com chave de ouro e uma confraternização festiva no Pacheco´s Buffet, com a presença de mais de 500 associados, na noite do último sábado 2 (foto). A noite foi também de emoção para três produtores rurais homenageados com o Troféu Zé Pandó: Mafalda Aparecida Zago (Produtora Rural Tradição), Helmar Alves Martins (Inovação Tecnológica) e Leonardo Nascimento (Produtor Rural Jovem). Somem-se ainda as emoções vividas pelo presidente Hermógenes que homenageado pelos diretores e funcionários do Sindicato, depois de apresentar aos presentes os membros da nova diretoria, presidida por André Eugênio Barra Bizinoto, que será empossada em janeiro próximo.
“Este é um momento de interação, encontros e de agradecimento”
Para o presidente Hermógenes Vicente Ribeiro, a festa anual é um grande encontro entre associados e seus familiares se confraternizarem e se integrarem com outros produtores. “Aqui é um momento de bater um papo com os amigos, se divertir com a família. É uma festa que já é tradição, um momento de integração, encontros e de agradecimentos de nossa parte”, afirmou em discurso, destacando as homenagens da noite.
“- Anualmente, homenageamos alguns produtores que se destacam no meio rural. Claro que são muitos os que se destacam, não podemos homenagear todos de uma vez, mas de três em três vamos chegar a todos. Essa é uma homenagem voltada para o produtor, uma forma de reconhecimento à classe e, com certeza, é um momento muito esperado anualmente”, justificou o presidente.
Ainda na sua mensagem, Hermógenes destacou a importância da classe para o progresso do município. “Nessa confraternização, o destaque que fazemos a esses três produtores é um momento especial, pois é através deles que homenageamos a todos vocês, produtores, que com suas histórias de vida nos dão o exemplo e contribuem para o desenvolvimento de nosso município”, ressaltou, agradecendo, emocionado:
“- Quero, em nome de todos os diretores, agradecer a todos os associados que nos depositaram a confiança para estarmos representando-os nesses 12 anos. Foram momentos de grandes conquistas para o nosso sindicato que, ao longo de sua história, sempre foi referência para o produtor rural. Queremos agradecer de forma especial a todos os colaboradores que não medem esforços para que vocês, associados, acreditem cada vez mais na sua entidade que é o Sindicato dos Produtores Rurais de Sacramento. Vocês fazem a diferença”, concluiu, desejando sucesso à nova diretoria: “Que Deus os ilumine nesta caminhada; que mesmo diante das adversidades, com certeza, a dedicação e a competência de vocês farão a diferença”.
Os homenageados do ano
Mafalda Aparecida Zago 79 é sacramentana, nascida na fazenda Cocal e ali, ainda criança nasceu-lhe o amor pela lida no campo. Ainda bem jovem casou-se com Ivan Lopes e foram morar em Uberaba, mas logo retornaram à fazenda e ali passaram anos maravilhosos com a lida do gado, lavoura, galinhas, produção de queijos e doces. A felicidade foi multiplicada quando nasceram-lhe os filhos, Márcia, Antônio e Vander. Mafalda tinha tempo para tudo e todos. E hoje, já curtindo sua longevidade, faz questão de continuar cuidando de tudo, olhando e andando por todos os lados, pois a roça é o lugar onde mais gosta de ir, resumindo-a, assim: “Simplesmente, um paraíso” - por isso é Produtora Rural Tradição.
Helmar Alves Martins 63, casado há 35 anos com Maria Aparecida Damasceno, desde sua juventude um apaixonado pelas lides rurais, veio de Batatais (SP) para as terras mineiras em 1984, fixando-se na região de Perdizinha. Foram 25 anos de muita dedicação e empenho. Ali nasceram os filhos, William e Wellington. Há oito anos se mudaram para a fazenda Gameleira, onde desenvolvem a pecuária leiteira com dedicação e muito trabalho, selecionando animais de alta genética e produção, utilizando-se de uma tecnologia moderna e inovadora, atingindo hoje uma produção média de 1.300 litros leite por dia. Todo investimento, dedicação e trabalho o fazem merecedor do título de Produtor Inovação Tecnológica.
Leonardo Nascimento 23 é sacramentano, filho de Mozar Nascimento e Oneida Terezinha Borges Nascimento, que desde a infância demonstrou vocação para a agricultura. Aos sete anos plantou a sua pequena lavoura de milho, na fazenda Santa Maria, onde residia a família. Paralelamente aos estudos na EM de Ibituruna, aos oito anos começou a operar trator e ajudar o pai nas lidas diárias, aprendendo sobre maquinarias, doenças das lavouras, defensivos. Aos 18 anos, ingressou no curso de Agronomia. Um ano depois comprou o seu primeiro pulverizador e, ao lado dos pais, produz grãos em diversas áreas do município. Por tudo isso, recebeu o prêmio Produtor Jovem.
Coube a Mafalda Zago os agradecimentos pela homenagem que dedicou a todos os produtores. “Somos nós que fazemos a diferença no dia a dia do nosso município, seja esperando a chuva para semear ou esperando o sol para colher. Nós, produtores, sempre temos a esperança de dias melhores, pois Deus nos deu o dom de produzir o alimento de cada dia e isso nós fazemos com muito orgulho. Sintam-se todos homenageados, pois esta homenagem não é só minha, mas também para todos vocês”.
Sindicato dos Produtores Rurais homenageia Hermógenes
O presidente Hermógenes Ribeiro foi pego de surpresa com uma homenagem dos diretores e funcionários do Sindicato, na pessoa de seu advogado, Thallys Andrey Nunes Rodrigues.
“Nosso muito obrigado por sua compreensão, amizade e apoio incondicional. Sempre com sabedoria, soube distinguir amizade do profissional, reconhecendo inclusive as dificuldades, limitações e êxitos de todos nas situações de nosso convívio. Agradecemos seu trabalho, dedicação, empenho e compromisso em prol do Sindicato e dos produtores. Foram 12 anos à frente desta que é a 'Casa do Produtor Rural. Foram muitos desafios, mas muitas foram as conquistas, sempre pautadas na seriedade, responsabilidade e dinamismo de sua condução e capacidade de gerir e administrar. E de forma especial, queremos agradecer a todos os diretores que fizeram parte desses 12 anos de trabalho para como Sindicato”.
O diretor Ismar Magnabosco entregou em nome dos diretores e funcionários uma placa com os dizeres:
“Pelos relevantes serviços prestados e méritos conquistados com louvor, registramos nesta peça nossa homenagem, expressando dessa forma um pouco do nosso imenso agradecimento pelo muito que realizou. O trabalho, a confiança, persistência e respeito para conosco durante esses 12 anos de dedicação foram, sem sombra de dúvida, pilares no progresso do Sindicato dos produtores Rurais de Sacramento”.
Sacramento, 2 de dezembro de 2018, Diretores e Colaboradores do SPRS”