O Sindicato dos Produtores Rurais, em parceria com a Emater, Prefeitura Municipal, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (ABCG), Banco do Brasil e Sicoob, dentre outros, realizaram nessa sexta-feira 7 a 8ª Feira Progenética, Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino, no Leilão Boa Vista.
De acordo com presidente do SPRS, Hermógenes Vicente Ribeiro, a feira tem como objetivo, dentre outros, estimular o uso de touros registrados, para aprimorar a genética de pequenos e médios rebanhos do município para a produção de carne e leite, Em síntese, uma oportunidade para a aquisição de reprodutores de alta linhagem, todos certificados que, com certeza vão melhorar o plantel bovino de nossos produtores’’.
A feira contou com 32 touros, das raças Nelore, Guzerá, Tabapoã e Girolando, de vários produtores da região.
Emater atesta melhoramento no rebanho
O extensionista da Emater, Alyson Rodrigues de Jesus Souza confirmou a melhoria do rebanho daqueles produtores que já fizeram a aquisição. “O resultado é incontestável. Hoje a genética é indispensável e de extrema importância para que o produtor se mantenha na atividade de maneira rentável’’, afirmou, aconselhando o investimento, que pode ser firmado diretamente com o expositor ou financiado pelos bancos parceiros, Bando do Brasil e Sicoob Sacramento.
Rivaldo Machado Borges Júnior, diretor da área de Progenética na ABCZ, destaca que a finalidade do programa é levar o melhor genético aos municípios brasileiros tanto na produção de leite como de carne e, atender, principalmente, o pequeno produtor, que muitas vezes, não tem acesso a essa genética.
“- Essa é a oitavava feria e a gente vê a evolução no rebanho do município em função da aquisição de touros”, reconhece, destacando que, além do Progenética, a ABCZ tem também uma parceria como Hospital Dr. Hélio Angotti, que esteve presente na feira, realizando exames preventivos de câncer de pele, mama e próstata, ao homem do campo que, às vezes não têm facilidade para fazer esses exames, que podem ser feitos aqui na feira, numa parceria nossa com o Hospital do Câncer de Uberaba, o Sindicato e a Prefeitura”, finalizou.