O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Hermógenes Vicente Ribeiro (foto), presidente dão Sindicato dos Produtores Rurai e outros oito representantes de sindicatos da região, participaram, no último dia 10, de uma reunião no 37º BPM de Araxá, com o comandante Ten. Cel. Fernando Marcos dos Reis e o delegado Conrado Costa da Silva, representando a Polícia Civil, para discutir medidas de segurança para os moradores da zona rural.
“- O tema do encontro foi a segurança no meio rural, que tem sido sempre alvo de furtos e, quais as medidas estão sendo tomadas”, explica Hermógenes, destacando que dentre os assuntos tratados, estava um relatório da operação “Rei do Gado”, que recuperou mais de 200 cabeças furtadas na região, além de tratores, ferramentas, veículos e outros equipamentos, que estavam em poder das pessoas que foram presas.
“- Agora virão os novos passos, inclusive há a possibilidade de se criar uma Delegacia Rural, o que será muito importante, porque ela tratará somente de crimes ligados à zona rural. Esse é um passo muito grande e está prevista uma audiência pública em Araxá para tratar desse assunto”, reconhece.
Segundo Hermógenes, ficou decidido que, entre as ações decididas, cada cidade deverá estruturar sua Patrulha Rural. “E nesse aspecto, Sacramento sai na frente, porque já temos nossa Patrulha, numa parceria entre o Sindicato e a Polícia Militar”, diz mais, informando que outro ponto importante discutido foi geo-referenciamento rural.
“A partir de agora, todas as propriedades rurais deverão ser cadastrada através das coordenadas geográficas. “Uma vez cadastradas, os moradores terão um contato mais rápido com a Polícia que, através das coordenadas, chegará com mais rapidez à fazenda que solicitou socorro”, explica, informando que o SPRS já cadastrou pelo coordenadas geográficas mais de 600 propriedades.
De Sacramento, além de Hermógenes, participaram da reunião; o advogado da entidade, Thalys Andrey Nunes e o comandante interino da 184ª Cia PM, subtenente Almeida. “Foi uma reunião muito importante, com um avanço muito grande”, reconheceu.
Na terça-feira 14, Hermógenes participou da reunião do Conselho Comunitário de Defesa Social de Sacramento (CCDSS), para discussão de vários assuntos sobre a segurança do Município, cidade e campo. Estavam presentes o prefeito Wesley De Santi; o presidente da Câmara, Pedro Teodoro; João Paulo Zago, presidente da ACE; Leandro Fachinelli, diretor do Presídio, representantes das polícias e empresários.
Ainda sobre segurança, na reunião da Câmara do último dia 10, foi aprovado por unanimidade, projeto de Lei de autoria do Executivo, que cria a Secretaria Municipal de Segurança Pública. O Projeto foi aprovado com duas emendas, uma do vereador Henrique, que extingue o cargo de comandante da Guarda Municipal, e outra do vereador Matheus Fonseca, para a criação de plano de inteligência, visando a assinaturas de convênio com entidades de classes.