Falando sobre as ações da secretaria no combate à Febre Amarela, Santos informou que até essa semana três equipes atuavam na zona rural, visitando casa a casa. “Com a confirmação da causa da morte dos macacos, a Secretaria passa a trabalhar com seis equipes, para cobrir o maior número possível de fazendas em menor tempo”, informou, ressaltando a necessidade da vacina e enfatizando que não há motivo para alarde. “Ninguém precisa correr aos postos de saúde para a vacinação.
Em carta aberta aos usuários dos SUS residentes na cidade, o secretário informa, que a vacina será priorizada para a zona rural e pede aos seus moradores, às pessoas que trabalham ou visitam a zona rural para procurarem os postos na cidade para receberem a vacina.
O secretário informou que em Sacramento, não há nenhum caso de febre amarela em humanos. “A intensificação da vacina é uma prevenção, porém todos devem ser vacinados no devido tempo. Neste primeiro momento, pedimos a compreensão de todos no sentido de respeitarem o direito das pessoas que residem na zona rural de se vacinarem primeiro. A zona rural é a área de maior risco”, alertou.
Até essa sexta-feira (3), 4.513 pessoas foram vacinadas contra febre amarela em Sacramento. Ainda na sexta-feira, o secretário esteve reunido com toda a equipe da Saúde para traçar novas estratégias de prevenção.
Moradores da zona rural recebem vacina contra febre amarela
Como prevenção à febre amarela, a Secretaria de Saúde continua atendendo de porta em porta os moradores da zona rural. O trabalho está sendo realizado por três equipes de agentes de saúde divididas por regiões. De acordo com a Secretaria, todas as pessoas da zona rural que não receberam a vacina nos últimos dez anos, a critério da equipe, são obrigadas a vacinar.
Na última semana, uma das equipes, formada pelos profissionais da Saúde, enfermeira Margareth Miranda Reis de Paula; agentes, Diego Jose Rosa e Sebastião Lázaro da Silva, estiveram na região do Desemboque, onde vacinaram o proprietário da fazenda Juca e Bicas, Osvaldo de Souza, de 72 anos, que elogiou o trabalho da equipe.
“- Esse trabalho que vocês fazem, vacinando os moradores da zona rural, é muito importante, porque não é sempre que a gente vai à cidade, a vinda de vocês aqui, favorece muito a vida dos moradores da roça”, frisou elogiando a iniciativa da Secretaria de Saúde.
De acordo com o secretário Reginaldo Afonso dos Santos, o trabalho de prevenção contra a febre amarela continua durante este mês de fevereiro até atingir toda a área rural do município de Sacramento.
Começou a operação tapa buracos em Sacramento
A Prefeitura da cidade iniciou a partir da última terça-feira 31 a operação tapa buracos de ruas e avenidas que necessitam de reparo, conforme informação do secretário de Obras, Sergio Alves de Araujo. “A operação teve início pelos principais acessos que ligam à cidade e, posteriormente, para os bairros, até completar todo o serviço”.
Realizado através de mão de obra da própria Prefeitura, para baratear o custo, informa o secretário que “a reparação das ruas esburacadas consiste na aplicação do CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) que é um dos tipos de revestimentos asfálticos mais utilizados nas vias urbanas e rodovias brasileiras”.
Justificando que o trabalho está meio lento por conta dos dias chuvosos, Sérgio informa que serão necessários 300 toneladas de CBUQ.