Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Semana da Água 2017- Água Limpa para um Mundo Saudável

Edição nº 1564 - 31 de Março de 2017

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Usina Hidrelétrica de Igarapava, Secretaria Municipal de Educação, SAAE e Polícia Militar realizou, nas escolas municipais,  no período 20 a 24/03, várias atividades relacionadas à Semana da Água, abordando o tema, “Água Limpa para um Mundo Saudável!” Dentre as atividades desenvolvidas foram realizadas palestras de Educação Ambiental, gincana da água, concurso de frases e desenhos, plantio de mudas e ainda o lançamento da campanha de recolhimento de óleo de cozinha usado, que segue até o mês de novembro. 

“- Os alunos e professores levarão óleo usado em garrafas pets para a escola. A cada quinze dias uma empresa especializada virá recolher o material e, no fim da campanha, a escola que mais arrecadar será premiada. O descarte de óleo de forma inadequada na pia da cozinha pode matar peixes e plantas, causando poluição nas águas. Um litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água”, revela o subsecretário Marinho II, informando que os  desenhos e frases selecionados serão utilizados para a confecção de calendários que terão o nome do aluno vencedor, com o respectivo desenho, frase e o nome da escola.

Alerta Marinho que o principal objetivo do projeto é “conscientizar os alunos para que percebam que a água não deve ser desperdiçada nem poluída,, mostrar a importância das nascentes e da mata ciliar; ensinar técnicas de plantio e de economia de  água e energia. Enfim, mobilizar os alunos para desenvolverem ações pertinentes à preservação e ao uso consciente da água e reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, qualidade do ar e do espaço”.