Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Secretaria vai redividir as áreas dos PSFs

Edição nº 1586 - 01 de Setembro de 2017

Agentes Comunitários de saúde da Prefeitura de Sacramento estão realizando um levantamento para conhecer a realidade do estado de saúde da população sacramentana. Visitando casa por casa, os agentes preenchem um questionário com dados referentes à saúde dos moradores, tais como número de pessoas residentes, idades, condições físicas, se são diabéticos, hipertensos, acamados, etc.

O secretário de Saúde, Reginaldo Afonso dos Santos, informou à imprensa esta semana que conseguiu junto ao Ministério da Saúde, mais duas equipes para trabalhar nos PSFs. “Com isso, teremos oito equipes atuando, o que vai representar uma cobertura de 100% da cidade. Para isso, os agentes comunitários de saúde estão recontando a população, para redividirmos as áreas em que cada equipe vai atuar, facilitando a implementação de políticas púbicas”, informou. 

Exemplificando, disse Reginaldo que, dentro da nova política de atenção básica,  na campanha de multi-vacinação de crianças de 1 a 5 anos,  a Secretaria de Saúde já sabe onde estão as crianças. Então, não vamos abrir uma UBS e ficar lá o dia todo esperando o pessoal pra vacinar, o agente comunitário de saúde junto com um técnico de enfermagem vai passar de casa em casa fazendo a vacinação”, explica, ressaltando que esse expediente vai contribuir para atingir os objetivos e as metas a serem atingidas. 

“- Na vacinação contra gripe, por exemplo, mais de 300 crianças ficaram sem vacinar e isso represeenta um risco muito grande lá na frente”. De acordo com Reginaldo, serão várias outras mudanças, inclusive, de PSFs, ou seja, o atendimento no PSF mais próximo da residência”.