O Laticínio Scala, em parceria com o SESI, entregou a 35 funcionários e dependentes da empresa os certificados de conclusão do curso EJA (Educação de Jovens e Adultos), em cerimônia realizada na noite da última sexta-feira 9, na Casa da Cultura, com a presença de representantes das empresas parceiras, professores e familiares dos concluintes.
Os formandos, 18 alunos do ensino fundamental e 17 do ensino médio, tiveram como patrono o empresário Léo Luiz Cerchi; as professoras, Marinez Magnabosco Lobato (ensino fundamental) e a funcionária do Departamento de Recursos Humanos da empresa e responsável pelo projeto, Franciana Oliveira Cândido (ensino médio) e, como professor homenageado, Reder Melo.
Falando ao ET sobre o projeto 'Scala - construindo o futuro', Franciana, , explicou que o seu objetivo fundamental é capacitar os funcionários da empresa.
“- O projeto, na verdade, nasceu de uma necessidade levantada pelas coordenadoras da área produtiva de capacitar e elevar o nível de estudo básico dos colaboradores, ou seja, a conclusão do fundamental e do médio, e com a parceria do Sesi, estamos conseguindo alcançar esta capacitação”, justificou, esclarecendo que os concluintes do ensino fundamental continuam os estudos para concluir o ensino médio e estes têm o campo aberto para cursar uma faculdade.
Scala e Sesi
No caminho da formação profissional
“- O Laticínio Scala tem como filosofia fazer com que seus colaboradores façam carreira dentro da empresa, antevendo o seu futuro, o que nos motivou a criar o projeto, possibilitando-nos a trabalhar com essa formação básica, o projeto de estagiário e auxílio aos colaboradores na sua graduação e pós graduação”, explicou Franciana, comemorando com os alunos a sua alegria.
“- A colação de grau hoje para eles representa um momento único de suas vidas e, na empresa, foi um entusiasmo só. A alegria deles contagiou a todos. Esse é um projeto que tem tudo para continuar, porque quem desistiu hoje quer voltar e aqueles que se recusaram a fazer o curso, agora querem estudar. Estou felicíssima, me sentindo uma formanda com eles. E é muito gratificante ouvir uma colaboradora dizer: 'Eu sou a única de oito irmãos a concluir o ensino médio e ir para uma faculdade'”, comemorou, citando o esforço também do pessoal do Recursos Humanos: “Estivemos sempre ao seu lado, apoiando, ajudando na superação das dificuldades e, hoje, assistimos ao coroamento do esforço de todos, mas principalmente deles”.
De acordo com a diretora do SESI, Maria Emília Daher, o SESI é uma instituição que serve à Indústria para que tenha uma capacidade maior de trabalho, uma força de trabalho especializada.
“A formação educacional é um dos caminhos que o SESI e Scala propõem. E esses alunos que tiveram a coragem de enfrentar os bancos de uma escola novamente, para se capacitar, avançar no conhecimento e educação são vitoriosos. E é o que queremos, que eles tenham melhores condições de trabalho”, ressaltou.
Explica a diretora que o curso funciona atendendo à grade curricular adotada pelo Estado para esses níveis de estudo. “O SESI tem a preocupação de que os conteúdos tenham correlação com os conhecimentos e a bagagem que os alunos trazem, pois eles possuem um grande conhecimento de vida, diferente daquele que o aluno do ensino regular não tem. Para esses alunos, a experiência de vida favorece, soma muito no seu estudo, dispensando determinados trabalhos no dia a dia do curso”, afirma, destacando que o Sesi tem vários alunos egressos do EJA que foram bem sucedidos no Enem e hoje seguem a vida acadêmica com brilhantismo.
Finalizando, Daher, deixa uma mensagem aos concluintes. “Que estes jovens e adultos que estão encerrando etapas, não parem por aqui. Procurem uma formação maior, que tenham perspectivas futuras, porque eles têm condições de competir de igual para igual com qualquer jovem que está aí no mercado de trabalho”.
“... sempre é tempo de aprender”
Elogios e incentivos não faltaram nos discursos proferidos pelos padrinhos e patronos dos formandos.
“Vocês, alunos formandos, nos níveis fundamental e médio, que acreditam na educação como o único caminho de vencer na vida de maneira digna e definitiva, nos mostram que sempre é tempo de aprender. Vocês são exemplos de coragem e otimismo nesta nobre luta contra a falta de cultura e saber que tanto frustra e limita as pessoas nesse mundo cada dia mais injusto e competitivo para ser alguém na vida”.
(Do patrono, Léo Cerchi)
“A vida nos dá provas de que as escolhas que fazemos decidirão nosso futuro. Hoje vocês colhem os frutos de uma difícil, porém, gratificante jornada. E o mérito é de cada um de vocês!”.
(Da paraninfa Franciana Oliveira Cândido)
“O caminho, não foi fácil, foram necessários sacrifícios, lutas constantes contra o cansaço, compreensão e apoio da família, a paciência dos professores, mas aqui estamos... conseguimos! Aos poucos, vamos alcançando nossos objetivos de crescer como pessoas e como cidadãos. Agradecemos a Deus por nos dar o ar da vida, a empresa Scala, aos colegas, à família e ao incentivo dos amigos. Não iremos parar por aqui, a luta não acabou... Sabemos que podemos ir mais longe, sabemos que podemos contar com vocês! Hoje o que podemos dizer apenas é, Obrigada!” .(Da oradora Tatiane Alves de Souza)
“Obrigado mestres, o auxílio de vocês foi imprescindível para chegarmos até aqui. Vocês ficarão marcados de forma muito significativa nas nossas vidas e na memória. Professores iluminados por Deus, continuem distribuindo o dom maravilhoso de direcionar, ensinar e resgatar a cidadania de todos os alunos que por vocês passarem”.
(Da concluinte, Claudilene Rosa)