Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramento leva medalhas de prata e bronze no Concurso Mineiro de Queijos

Edição nº 1586 - 01 de Setembro de 2017

Dos 31 queijos que participaram da 10ª edição do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, realizado no Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, dia 26 último, dois queijos artesanais fabricados no município de Sacramento estão entre os primeiros classificados:  o queijo de Joel Urias Leite foi medalha de prata, 2º classificado, e o queijo produzido por Carolina Bavaresco Guaritá foi bronze, 3º lugar. 

Os queijos foram avaliados de acordo com os critérios de apresentação, cor, textura, consistência, paladar e olfato. Todos os produtores que participaram da disputa têm suas queijarias cadastradas no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e foram classificados após vencerem os concursos regionais do Queijo Minas Artesanal, promovidos pela Emater-MG ao longo do ano.

  Por região, os grandes vencedores foram (Região Araxá) Reinaldo Antônio de Lima, de  Araxá; (Região Campo das Vertentes) Lúcia Maria Resende, de  Tiradentes; (Região Canastra) Onésio Leite da Silva de São Roque de Minas;  (Região Cerrado), Antônio Lima Rosa, de  Patrocínio;  (Região Serra do Salitre), José Baltazar da Silva, de Serra do Salitre;  (Região Serro); Aguimar Antônio Barbosa, do Serro e (Região Triângulo Mineiro) Gilson Fernandes Cruz, de Monte Carmelo.

 O Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal foi promovido pelo Governo de Minas Gerais, através  da Emater-MG, vinculada a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o Projeto Fartura Gastronomia.