Rhaavi Dionísio, presidente da Associação Sacramentana de Artesãos e Artistas (ASAA) e as artesãs, de Sacramento, Leila Maria Tiago, e de Pinheiros, Maraline Gonçalves Pedro e Elza Leite, presidente da Associação Comunitária, estiveram em Belo Horizonte entre os dias 5 a 11 de dezembro, participando da 28º Feira Nacional de Artesanato, com cerâmica e bordados e peças confeccionadas pelas artesãs.
De acordo com Rhaavi, a feira foi muito proveitosa na divulgação, porque as vendas caíram. “Houve muitos visitantes, mas a comercialização foi bem menor que nos anos anteriores para todos os participantes. Mas houve um ponto bem positivo para Maraline e Elza Leite, que participaram pela primeira vez, elas conseguiram contatar lojista e fechar encomendas futuras. Conseguimos mais uma vez, aquilo que sempre almejamos, mostrar o artesanato de Sacramento para muita gente”.
Justificou Rhaavi que o patrocínio da viagem foi todo do Consórcio da Usina Hidrelétrica de Igarapava, através de Joelma, Ana Paula e demais diretores. “Eles nos levaram e nos buscaram, o que foi muito bom, caso contrário não teríamos como levar as peças”, reconhece, agradecendo.
A Prefeitura iniciou as obras de reforma do prédio ao lado do Palácio das Artes, que serve de loja para os artesãos da ASAA, depois que a caixa d'água despencou junto com o telhado há alguns meses. “Ficar esse tempo todo inativa nos entristece, mas felizmente, as obras iniciaram e esperamos logo, logo voltar para esse espaço tão importante”, reconhece também Rhaavi.
De acordo com Rhaavi, os projetos e cursos ministrados na comunidade Pinheiros é uma contrapartida da entidade pela subvenção que recebe do município. “Recebemos anualmente a subvenção da Prefeitura e nossa contrapartida é revertida através de cursos e projetos ministrados gratuitamente nas comunidades que se interessem. Nos Pinheiros, por exemplo, realizamos o curso de bordados sem nenhum custo para os participantes. Ele foi realizado em parceria com o Consórcio de Igarapava que pagou os instrutores e nós entramos com a matéria prima. Importante dizer que a ASAA recebe benefícios públicos, mas devolve aquilo em forma de trabalho, de capacitação como é o caso das artesãs de Pinheiros. Enfim, essa é uma forma de retribuirmos ao município um pouco do que recebemos”, afirmou.
Rhaavi é no novo presidente da Fasscoo-Art /MG
Finalizamos a matéria com duas boas notícias. a) Rhaavi Dionísio é o novo presidente da Federação das Associações e Cooperativas de Artesanato de Minas Gerais (Fasscoo-Art/MG) e, durante o seu mandato, a partir de janeiro, Sacramento será sede da Federação; b) a ASAA recebeu o título de Utilidade Pública Estadual.
“- As duas coisas são uma grande conquista para nós, artesãos de Sacramento, a sede da Federação em Sacramento e o título de Utilidade Pública Estadual nós conseguimos através de um trabalho do ex-vereador Danylo Gonçalves Silva, junto ao então deputado Vander Borges, que apresentou o projeto na ALMG e esse título é um grande ganho para o artesanato local. Sacramento só tem a crescer com tudo isso”, conclui, agradecendo a Danylo.