Um grupo de artesãos de Sacramento viveu uma semana de intensa atividade no curso de móveis de bambu, ministrado pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com a ASAA (Associação Sacramentana de Artesãos e Artistas) e Cerea.
O instrutor do Senar, Renderson Alves da Silva), que pela segunda vez ministra o curso em Sacramento, elogiou o trabalho do grupo.
“- Muito bom o grupo. Estão fazendo um curso completo, com todas as técnicas, tipos de bambu, colheita, secagem, montagem e acabamento, e ainda ensinamos comportamentos empreendedores”, explica, destacando que os móveis de bambu tem muito boa aceitação no mercado.
Há nove anos no Senar, Renderson é especialista em fibras naturais. “Temos tido bons resultados, nesse curso de 40 horas e onde passamos estamos deixando bons frutos, como todo trabalho do Senar, que tem uma preocupação muito grande em treinar a capacitar seus profissionais’’.
Geralcino Silveira Borges, (Sibirica), o aluno mais longevo, voltou a fazer um curso depois de 43 anos. ‘‘Fiz um curso de mecânico e agora este. E já estou concluindo minha primeira cadeira, para mim motivo de comemoração. Curso muito bom, ótimo! Agora que estou aposentado vai me servir de entretenimento. A primeira coisa que vou fazer, será meia dúzia de cadeiras e botar na área lá de casa, pra reunir o pessoal pra jogar truco’’, disse, informando que aprendeu com facilidade.
‘‘- Sobre o plantio e o corte do bambu, eu já sabia, é o bambu de nossa vara de pescar’’, comentou. satisfeito.